QUATIS
Hoje, quarta-feira, o prefeito Bruno de Souza (MDB) sancionou a lei de autoria do Poder Executivo, que fixa o número mínimo de agentes da Guarda Municipal para compor o grupamento para atuar especialmente em ações de prevenção e combate às infrações contra o meio ambiente na cidade. Serão seis guardas destinados para o grupamento.
A cidade tem uma grande extensão de matas e mananciais, principalmente nos dois distritos da zona rural (Falcão e São Joaquim), sem contar o Parque Municipal Natural Horto dos Quatis, que forma uma Área de Proteção Ambiental (APP) e ocupa uma extensão de 250 mil metros quadrados na região do bairro Bondarowsky. Já em São Joaquim, por exemplo, um dos atrativos principais é a trilha em direção ao cruzeiro situado na parte alta do distrito.
Segundo o prefeito, a lei demonstra o comprometimento da prefeitura com a conservação das riquezas naturais e amplia as ações desenvolvidas. De acordo com Bruno, “a criação do grupamento representa também mais uma iniciativa voltada à valorização do funcionalismo e a ampliação do papel da Guarda Municipal”. No ano passado, um grupo da corporação passou a atuar no controle, vigilância e fiscalização do trânsito. “Sempre pregamos o crescimento econômico e social de Quatis como uma das bandeiras do nosso governo, mas ao mesmo tempo nunca deixamos de enfatizar que não queremos o progresso a qualquer preço, pois a preservação do bem-estar dos moradores deve estar sempre em primeiro lugar. Dentro desta nossa proposta, não temos dúvida que o grupamento ambiental da Guarda Municipal, cuja lei de criação é de autoria do nosso governo, vai tornar realidade um instrumento de grande importância para transformar em realidade nossa proposta pelo desenvolvimento sustentável”, disse Bruno.
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, com a lei sancionada, os próximos passos serão a seleção dos guardas que farão parte do grupamento ambiental e o treinamento dos agentes selecionados por instituições ligadas à preservação do meio ambiente, os quais estão previstos para se iniciarem ainda neste semestre.
Serão os próprios integrantes da Guarda Municipal que farão a escolha dos agentes.
A secretária de Meio Ambiente, Édna Azevedo, mencionou algumas das atribuições do grupamento ambiental, como atuar na prevenção e enfrentamentos de danos ao meio ambiente; realizar o patrulhamento diurno e noturno com o objetivo de garantir a preservação das áreas ambientais; advertir, notificar e emitir multas em caso de descumprimento das normas relacionadas ao setor; lavrar autos de apreensão de animais e produtos; promover campanhas educativas junto à população e aos segmentos organizados da sociedade, além de produzir relatórios permanentes de vistorias.