Prefeito Rodrigo Drable anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, realizou na manhã desta terça-feira, dia 17, reunião com seu secretariado para discutir sobre novas medidas para impedir o avanço do novo coronavírus no município. Logo na abertura do evento, disse que provavelmente este seria o último encontro presencial para evitar proximidade e riscos de contágio.

Rodrigo ressaltou que o novo coronavírus se desdobra em outros problemas que não afetam apenas a saúde, mas também na área econômica. “São problemas que podem vir a surgir a partir do Covid-19. Os Estados Unidos já falam em recessão. No Rio de Janeiro, a redução do valor do barril de petróleo acumula queda de 56% de dezembro até os dias atuais. Somente para Barra Mansa, isso representa uma projeção de queda na receita do repasse dos royalties do petróleo de R$ 17 milhões”.

O chefe do Executivo destacou a importância da sociedade se unir e enfrentar definitivamente o coronavírus.

Divulgou ainda as ações que serão adotadas pela prefeitura, pelos próximos 15 dias, para evitar a propagação do vírus, como: o atendimento ao público, que será realizado no período de 8h30min ao meio-dia; a suspensão de todos os deslocamentos viários para outras localidades, visando tratar de processos administrativos; prova anual de vida dos aposentados e pensionistas da Fundo de Previdência Social de Barra Mansa (Previbam).

Também será suspensa a apresentação de documento para abono de aniversário no Departamento de Recursos Humanos. O procedimento será retomado após o período de contingenciamento de pessoas em circulação do prédio administrativo. “No Centro do Idoso, no bairro Ano Bom, serão mantidas as consultas. As demais atividades serão suspensas. Para evitar a visita de funcionários da prefeitura às residências, será interrompido o processo de cadastro imobiliário. Com relação ao atendimento odontológico, somente serão realizados os procedimentos de urgência, os demais tratamentos serão suspensos. Os funcionários com idade a partir de 60 anos já foram dispensados dos serviços até o fim de março. Agora, os secretários terão liberdade para definir sobre as equipes mínimas necessárias para a manutenção dos serviços essenciais na prefeitura. Os demais servidores serão direcionados para as suas casas”, determinou o prefeito Rodrigo Drable.

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

No decorrer do encontro, o prefeito discorreu sobre recomendações extremamente importantes para conter o Covid-19. “O coronavírus afeta mais diretamente os idosos, principalmente aqueles com doenças respiratórias crônicas, transplantados, pacientes renais crônicos, diabéticos, cardíacos e com baixa imunidade. Quem se enquadra nesse perfil, o ideal é que fique em isolamento e não saia de casa. As demais pessoas devem se atentar sobre atos de higienização das mãos mais apurados e evitar ambientes com aglomerações. O coronavírus se propaga mais facilmente em ambientes com temperatura abaixo de 29 graus, por isso salas com aparelhos de ar condicionado devem ser evitadas, são áreas de risco”.

Acerca do decreto nº 46.973, de 16 de março de 2020, do Governo do Estado, Rodrigo Drable destacou que os 92 municípios fluminenses devem implementar e respeitar as medidas determinadas.