VOLTA REDONDA
Com a finalidade de usar o espaço público no município como área para a prática de esporte, lazer e entretenimento, o prefeito Samuca Silva (Podemos) pretende expandir o Projeto Ruas de Lazer. A iniciativa, lançada no início de 2017, na Radial Leste, no bairro Aero Clube, já conta com um público fiel. Agora, a ideia é levar a ação para o bairro Vila Santa Cecília. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, no início da noite de ontem, o Chefe do Executivo garantiu que a intenção é transformar o espaço púbico em corredor da saúde.
Segundo o prefeito, com as reuniões com representantes da Associação de Moradores e conversas com os moradores da localidade, está claro que o Ruas de Lazer da Vila Santa Cecília tem tudo para dar certo como o da Radial Leste, no Aero Clube. Lembrou que a ideia é fechar as duas pistas da Rua 33, entre a Rua 26 e a Praça Pandiá Calógeras, entre 7 e 18 horas, todos os domingos. A expectativa do prefeito é que as atividades tenham início dia 20 de maio.
O prefeito Samuca lembrou que no último domingo, 15, juntamente com os secretários municipais de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, e de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, e o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, esteve em vários pontos onde as atividades irão acontecer para melhor avaliação do espaço.
“A ideia é fazer como acontece no Aterro do Flamengo, no Rio. Usar todo esse espaço para o lazer das famílias. Pais e filhos, como os animais da família poderão passar o domingo junto praticando esporte ou qualquer atividade que quiser”, destacou.
BENEFÍCIO AO COMÉRCIO
O prefeito ressaltou ainda, que não só os moradores serão beneficiados com as atividades, mas também o comércio, como sorveteria. Várias ações são necessárias para garantir a segurança do pedestre e a mobilidade urbana durante o evento. E uma das sugestões do comandante da Guarda Municipal, é tornar as ruas transversais vias de mão dupla aos domingos. Sugeriu interditar as ruas transversais com tendas que serão base para ações das diversas secretarias municipais e instituições parceiras. Com barracas personalizadas, a passagem de veículos será fechada e serviços serão oferecidos à população. “Será o corredor da saúde, do esporte e da felicidade. Vai atingir um bom público, pois vai atrair não só os moradores da Vila Santa Cecília, mas de outros bairros adjacentes, como Sessenta, Conforto e Monte Castelo”, disse o prefeito Samuca.
Expansão
O Chefe do Executivo lembrou ainda, que o Projeto Ruas de Lazer não para por aí. Deve, em breve, se estender também para o bairro Santa Cruz e Beira Rio, no Retiro. “Já há pedidos para avaliação nessas localidades. Queremos aproveitar o espaço público da cidade da melhor maneira possível com ações esportivas para a população”, completou Samuca. Disse também que o Ruas de Lazer na Radial Leste já atrai um bom público. Crianças, jovens e adultos têm o incentivo para a prática do esporte, como entretenimento, já que participam de caminhadas, andam de bicicleta, skate, soltam pipas e de outras atividades, seja ela esportiva ou não. “É uma oportunidade para as famílias se reunirem aos domingos, praticarem esporte e ficar juntos depois de uma semana de trabalho”, concluiu Samuca.