Prefeito de Porto Real prorroga decreto que estabelece regras de prevenção e combate à Covid-19 por mais 30 dias

0

PORTO REAL

O prefeito Ailton Marques, anunciou na noite desta terça-feira, dia 11, em uma live que vai fazer junto com sua família, uma contraprova para o novo coronavírus (Covid-19) nos próximos dias. Marques, que mora no bairro Bulhões, iniciou na segunda-feira, dia 10, um período de sete dias de isolamento domiciliar, seguindo os protocolos de saúde adotados para a contenção da doença, após sua esposa, a vereadora Fernanda Emerenciano dos Santos, a Fernandinha, o filho e a enteada testarem positivo para o novo coronavírus. Ailton testou negativo para a doença. O prefeito também informou a prorrogação por mais um mês do decreto nº 2.477 de 17 de julho, que estabelece regras de prevenção e combate ao novo coronavírus no município.

“Estamos em casa eu e minha família. Eles estão na parte de cima e eu aqui na sala de casa. Minha família testou positivo para a Covid-19. Eu fiz o teste e deu negativo. Mas mesmo assim, a orientação é ficar em casa e vou cumprir a quarentena por sete dias. Cancelei todas as reuniões presenciais até sábado para preservar as vidas de nossas secretárias, dos nossos assessores, dos nossos secretários e da vida da população. Somos figuras publicamente expostas e temos contato com todo mundo enquanto prefeito empresários e a população. Aconteceu da minha família testar positivo. Moramos em Bulhões e esta semana tivemos um crescimento do número de casos positivos”, disse o prefeito, informando que sua família está bem. “Minha família apresentou sintomas leves da doença, mas já está todo mundo bem. Com exceção do meu filho que é assintomático, hoje não passa mais o vírus para outras pessoas”, completou.

O chefe do Executivo também contou que mesmo em isolamento continua a administrar o município. “Estou me adaptando à nova rotina de administrar o município daqui da sala da minha casa. Logo cedo despachei diversos processos que fazem a máquina pública andar, como a contratações de serviços, pagamentos de fornecedores, entre outras ações do dia-a-dia. Até a próxima semana vou continuar a despachar daqui de casa”, disse Ailton.

DECRETO

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito Ailton Marques anunciou a prorrogação do Decreto nº 2.477 de 17 de julho, que estabelece regras de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19) no município, até o dia 11 de setembro. Entre as determinações, está a multa para quem, após abordagem educativa das autoridades de fiscalização, resistir à colocação de máscaras. Caso não tenha documentação no momento da autuação, o morador será conduzido à autoridade policial. Também ficou estabelecido à ocupação de 30% para restaurantes; restrição de horário de funcionamento de restaurantes e lanchonetes; proibição do consumo de bebidas e alimentos no interior de mercados e mercearias. Além disso, fica proíba a entrada de menores em supermercados; torna-se obrigatório aferição de temperatura dos clientes para os grandes varejistas; define horário de 8 às 10 horas para atendimento de idosos em supermercados; entre outras medidas de contenção à aglomeração e sanitização de estabelecimentos comerciais na cidade. A fiscalização das novas regras ficará a cargo de agentes da Guarda Civil Municipal; Fiscalização de Posturas; Defesa Civil Municipal; Vigilância Sanitária e de Epidemiológica Municipal e Fiscalização Tributária. “Prorrogamos o decreto e a manutenção de medidas rígidas para mais 30 dias. Conversei com o Gabinete de Crise esta semana e tomamos esta decisão”, informou o chefe do Executivo.

NOVOS CASOS

Ailton Marques também falou sobre os novos casos de pessoas infectadas com a doença. De acordo com o boletim Saúde Informa foram confirmados mais 292 casos do novo coronavírus. Destes, 159 pessoas estão curadas, seis internadas e 116 em quarentena domiciliar. O município registra 11 óbitos. Enquanto que 170 casos estão em análise, sendo cinco pessoas estão internadas, 164 em isolamento domiciliar e existe um óbito em análise. Já 656 casos foram descartados, sendo 523 resultados foram negativos e 133 descartados por Síndrome Gripal.

error: Conteúdo protegido !