PORTO REAL
O município será contemplado com o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), que consiste em um Convênio de Cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro, através da Polícia Militar e os Municípios do estado. O programa opera com policiais militares contratados em seus dias de folga para aumentar a proteção em áreas previamente definidas. O prefeito Alexandre Serfiotis, esteve reunido na segunda-feira, dia 20, com o tenente-coronel, Mannato; o sub-tenente, Julio Cesar Campos, além dos 2º sargentos, Cláudio e Wagner, representantes do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança dos municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, que formam a região das Agulhas Negras.
O grupo foi recebido no gabinete do prefeito, no Palácio Municipal 5 de novembro, para apresentar todo o regulamento e o processo para assinatura de convênio com o PROEIS, um programa que permite ao policial fazer inscrição para atuar nos seus dias de folga recebendo uma remuneração extra.
Durante a reunião, o prefeito Alexandre mostrou total interesse em realizar a assinatura do convênio que vai significar um reforço na segurança municipal. Ele explicou aos policiais militares sobre todo o sistema de monitoramento que será implantado em breve na cidade. SErfiotis informou que o município já conta com oito smart TVs de 50 polegadas e uma central de monitoramento que está sendo preparada para melhorar a segurança, com a possibilidade de prevenção ao crime com a instalação de câmeras. “Neste processo queremos formar um cinturão de segurança, que envolve um trabalho em equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. Com o PROEIS a tendência é reforçar ainda mais a segurança para nossa população”, disse o chefe do Executivo.
O tenente-coronel Mannato explicou detalhadamente o funcionamento do PROEIS. Ele entregou o caderno com o regulamento e a maneira de implantar após a assinatura do convênio. “Com a atuação dos policiais pelo PROEIS, o Destacamento da Polícia Militar ganha um fôlego a mais na repressão à criminalidade”, disse o militar.
Alexandre ainda informou que o município está fazendo um alto investimento na área de segurança pública, mas que o resultado esperado é que a população sinta que a segurança está reforçada “Com o novo sistema de monitoramento de última geração e com o trabalho em equipe, teremos tanto o trabalho preventivo quanto o repressivo aos crimes” salientou o prefeito e concluiu dizendo que no próximo ano todo o sistema de segurança de alto padrão preventivo já estará em funcionamento.