BARRA MANSA
A segurança pública e a implantação da Operação Segurança Presente foi o assunto de uma reunião realizada hoje, 6, entre o prefeito Rodrigo Drable e o comandante do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Renato Assis Ferreira, do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Além dessa conversa com o comandante, o prefeito disse que estará em reuniões nesta terça-feira, 7, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), onde apresentará suas preocupações.
Drable disse que tem se preocupado bastante com a questão da criminalidade e espera conseguir articular com a Policia Militar um trabalho que possa garantir a segurança das pessoas. Sobre o modelo da Operação Segurança Presente, destacou que é uma abordagem de proximidade que suplementa a atuação da PM no estado. “O Segurança Presente é uma necessidade porque o cenário de segurança da região foi alterado a partir das ações em outras áreas. A mancha criminal se desloca a medida que você a sufoca em um ponto. O esforço que o Estado empreendeu em outros locais fez com que a criminalidade viesse pra cá”, destacou o prefeito, pontuando medidas que podem ser tomadas nesse sentido, como implantação de câmeras de segurança e aumento do efetivo da PM.
Ao falar do programa do Estado, o prefeito se ateu a números do Instituto de Segurança Pública (ISP) de 2022. Nas cidades de Valença, Vassouras, Miguel Pereira, Barra do Piraí e Barra Mansa, o maior número de roubos, furtos e homicídios é o seu município que tem mais registros.
Em resposta, o coronel Renato Assis Ferreira, que assumiu recentemente o comando do 5ª CPA, disse que a região é muito grande e que há desafios que precisam ser trabalhados. Na reunião estiveram presentes também os secretários de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, de Administração, Gabriel Resende, e de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, além do procurador geral do município, César Catapreta.