Prefeito entrega obras de reforma e revitalização do Posto de Saúde do Novo Surubi

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) entrega, nesta sexta-feira, dia 22, as obras de reforma e revitalização do Posto de Saúde Novo Surubi. Esta é mais uma unidade contemplada pelo Programa Revitaliza Resende, que vem beneficiando diversos espaços públicos do município, inclusive unidades de saúde e escolares. Atualmente, o Posto de Saúde atende aproximadamente 1200 famílias do bairro e localidades adjacentes. A cerimônia de entrega acontece às 8 horas e também contará com o vice-prefeito Geraldo da Cunha, do secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, e da Superintendente Municipal de Atenção Básica, Cácia Osório. Os profissionais que atuam na unidade também estarão presentes e o convite é feito a todos os munícipes que queiram conhecer as novas instalações.

Durante o período de obras, visando não causar transtornos aos pacientes e profissionais que atuam no local, o atendimento foi transferido para um imóvel alugado. Segundo o prefeito Diogo, a reforma seguiu uma tendência de recuperação e transformação das unidades do município. “Nossa atenção tem sido muito voltada para a estrutura da Saúde oferecida à população. O que deixa isso mais claro são as obras feitas na Nova Santa Casa e em outros Postos de Saúde do município. Sem contar o Hospital de Emergência, que também ganhou e está ganhando novos equipamentos e melhorias na estrutura e na parte humana. Agora é a vez de conferir as melhorias no Posto do Novo Surubi, onde são oferecidos diversos tipos de atendimento”, disse o chefe do Executivo.

Atualmente, a unidade conta com sala de reunião, sala de curativo, sala do médico, sala de procedimentos, cozinha, sala de vacina, sala da odontologia, banheiro e sala de fisioterapia. Entre os serviços oferecidos através do Posto Novo Surubi estão: coleta preventiva, consulta médica, odontológica e fisioterapia; acompanhamento domiciliar; vacinação; teste do pezinho; testes rápidos de HIV E SIFILIS; exames laboratoriais; procedimentos de enfermagem (como curativo e aferição de pressão arterial) e grupos de saúde, que transmitem conhecimentos sobre Educação em Saúde para doenças transmissíveis, não transmissíveis.

Unidade sofria com problemas estruturais que iam desde goteiras até a rede de esgoto-Gleisiane Carvalho/PMR

MELHORIAS

Iniciada no segundo semestre de 2018, a intervenção teve como objetivo oferecer um ambiente melhor e mais adequado ao atendimento dos moradores locais, além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais. Dentro os problemas enfrentados até então, a unidade apresentava muitos pontos de mofo, problemas com a rede de esgoto, calçadas afundadas, forros danificados e com muitas marcas do tempo e grades externas muito deterioradas. “As salas de vacinas, curativo e de reunião, de acordo com relatos de funcionários da unidade, eram severamente castigadas com goteiras em períodos chuvosos. Além das infiltrações no telhado, os pisos da unidade já estavam notadamente desnivelados e com trincas. Ouvimos essas e muitas outras queixas sobre o local e foi constatada grande necessidade de uma intervenção”, explica o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira.

Outra preocupação era com relação à falta de acessibilidade, já que os banheiros não tinham nenhuma adaptação. Com a reforma, a unidade passa a contar com banheiros com a estrutura ideal para o atendimento a pessoas com deficiência motora. “Solucionando os problemas já mencionados, as obras trouxeram ainda a revisão de todo o sistema de esgoto e elétrico; uma nova concretagem na calçada; a troca do piso para o porcelanato; troca de janelas e telhado; novo forro de PVC; e a instalação de novas portas blindex, já que as anteriores estavam em más condições. O local também recebeu polimento e nivelamento do piso, uma pintura geral, novas luminárias e lâmpadas de LED”, enumerou.

Deixe um Comentário