Prefeito entrega obras de reforma e ampliação de creche no distrito Engenheiro Passos, em Resende

0

RESENDE

A comunidade do distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros da zona urbana do município, vão comemorar mais um benefício para o setor da educação. O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas), a secretária de Educação, Rosa Frech e a presidente do Instituto de Educação de Resende (EDUCAR), Alice Brandão estarão entregando as obras de ampliação e revitalização da Creche Municipal Rubens da Silva Lamin. Esta é mais uma unidade beneficiada pelo Programa Revitaliza Resende. A cerimônia de entrega das obras acontece às 8 horas, na sede da creche, situada a Rua das Pitangas.

Segundo a administração municipal, com a entrega desta unidade escolar, a demanda do distrito estará integralmente atendida pelo Executivo. Antes da intervenção, iniciada em 2018, a unidade atendia 86 alunos do distrito. “O número, no entanto, não era suficiente diante da demanda local. O problema ainda tinha como agravante o fato de o distrito estar localizado distante do centro da cidade e de outras unidades de ensino. Após a intervenção, o cenário mudará totalmente para os moradores de Engenheiro Passos, tendo em vista as 36 novas vagas que vão passar a suprir toda a demanda do distrito. Com isso, o número de alunos sobre para 121.Para isso, foram construídas mais duas salas de aula, além das outras cinco que já existiam. Como consequência da nova organização, a unidade passará a contar também com uma Sala de Orientação, espaço de extrema importância para a creche”, disse a diretora da creche, Valéria da Silva Amante.

Unidade ganha duas novas salas de aula e oferecerá mais 36 vagas-Carina Rocha/PMR

REFORMA

Inúmeros outros benefícios poderão ser desfrutados por alunos e profissionais da unidade após a entrega da nova creche. Entre tantas ações realizadas pela equipe da secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, estão: a revisão de toda a parte elétrica e hidráulica; reparos pontuais no telhado; a troca do piso em locais cujo estado era precário, como a cozinha e o berçário; uma rampa de acesso na nova entrada da unidade; reforma geral do parquinho, garantindo a segurança da recreação das crianças. Além da parte estrutural, paredes cuja pintura já dava sinais de envelhecimento dão lugar a desenhos lúdicos e coloridos, que ambientam melhor os alunos ao universo infantil. Tanto na parte externa quanto na parte interna, passando por refeitórios, pátio e fachada, novas pinturas transformaram todo o visual da creche.

MAIS MONITORAS

A unidade de ensino também vai ganhar mais monitoras para reforçar o quadro de servidoras. Com 36 novos alunos e duas novas salas de aula, surgiu também a necessidade de novos profissionais que ficam responsáveis pelo dia a dia dos alunos da creche. Cinco novas monitoras concursadas vão trabalhar na Creche Municipal Rubens da Silva Lamin. As profissionais já estão em etapa de exames médicos para passarem a compor o quadro da unidade, assim que as aulas tiverem início.