Prefeito entrega novos óculos para alunos da rede municipal de ensino

0

BARRA MANSA

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, realizou na manhã desta sexta-feira, 8, mais uma etapa da entrega de óculos para alunos da rede municipal de ensino. As lentes foram produzidas pela Fábrica de Óculos, instalada no pátio do Centro Administrativo. Os alunos, acompanhados dos pais, receberam os óculos no gabinete do Executivo.

Na oportunidade, Drable comentou sobre a finalidade da Fábrica de Óculos. “Estamos trabalhando na prevenção e recuperação da saúde ocular dos nossos alunos. Para isso, investimos na implantação de dois novos consultórios oftalmológicos no Centro de Especialidades Médicas e criamos a Fábrica de Óculos, em funcionamento desde julho passado. Profissionais de Educação e Saúde estão atuando em parceria para detectar os alunos com possíveis problemas e encaminhá-los à consulta médica. Confirmada a necessidade das lentes, o aluno vai até a Fábrica de Óculos para a escolha da cor e modelo da armação. Em geral, os óculos ficam prontos no prazo de uma semana”, explicou.

Devanil da Silva, morador do bairro Cajueiro, pai de Lara Luiza, 7 anos, enalteceu a iniciativa da prefeitura. “É um olhar mais humanizado para a saúde das crianças”.

Emanuely Vitória, 7 anos, saiu empolgada do gabinete. “Estava enxergando tudo embaçado e, agora com os óculos já percebi a diferença”.

DESAFIOS 

Apesar de a Secretaria de Saúde ter estruturado o atendimento aos alunos e ter investido na Fábrica de Óculos, com equipamentos modernos e de primeira linha e capacidade para montar até 50 óculos por dia, alguns obstáculos ainda precisam ser superados, segundo o prefeito.  “A rede Municipal de Saúde disponibiliza cerca de 150 consultas/mês. Porém, 70% dos pacientes agendados não comparecem a consulta. Outros 15% deixam de buscar os óculos confeccionados pela administração municipal. Um exemplo claro dessa situação ocorreu hoje. Tínhamos 29 óculos para serem entregues, mas seis pais não compareceram. Penso que eles, precisam olhar com mais atenção e cuidado para os seus filhos”.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !