Prefeito diz que com contribuição de energia Barra Mansa terá dentro de 20 meses todas as lâmpadas em LED

0

BARRA MANSA

Em live nas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 14, o prefeito Rodrigo Drable esclareceu alguns pontos sobre a aprovação da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, projeto de autoria do Executivo e que foi aprovado na quinta-feira pelos vereadores. Ele disse que a cidade é uma das últimas do Brasil que ainda não tinha essa contribuição em vigor e com ela Barra Mansa terá dentro de cerca de 20 meses, toda iluminação em LED.

Destacou que a contribuição de Barra Mansa será a menor da que é cobrada em outras cidades da região. O percentual aprovado foi de 4% para consumidores residencial ou comercial que terão esse acréscimo conforme o valor de sua conta de luz. A taxa virá embutida na conta de energia.

“Resende está toda em LED, é segurança, economia. A nossa não será a metade do que se pratica lá. Volta Redonda fez um reajuste da tarifa nessa semana (8%) e o nosso valor é a metade de lá”, disse.

“Isso dará mais segurança, melhor visibilidade para cidade, mas dá eficiência energética, quer dizer que aumenta nossa capacidade de investir em outras áreas”, opinou. Drable citou que com a contribuição serão de R$ 400 mil a R$ 500 mil ao mês que será para pagamento da conta de luz. “O que tivermos de economia, vamos comprar essa correspondência em luminárias, prevemos cerca de 800 ao mês, temos 15 mil em Barra Mansa e daí esse período de 20 a 22 meses, assim que a cobrança chegar aos cidadãos, para colocar toda a cidade em LED”, destacou o prefeito.

O projeto deve ser sancionado até na próxima semana pelo prefeito e dentro de 90 dias entra em funcionamento a cobrança.

DOSES ATRASADAS

Na live, o prefeito Rodrigo Drable falou sobre o panorama da vacinação na cidade e citou que neste sábado acontecerá aplicação de vacinas de 2ª dose da CoronaVac. Serão destinadas para homens de 65 anos completos, além de mulheres nascidas entre outubro e dezembro. Também serão vacinados quem precisa receber a 2ª dose da AstraZeneca. Com o número de imunizantes que a cidade recebeu hoje, 1.420, segundo o prefeito, ainda faltarão cerca de 1,5 mil vacinas para colocar em dia as doses atrasadas.

“O governo federal distribuirá 1,1 milhão de vacinas CoronaVac que devem chegar no início da semana. Se Barra Mansa receber o que é devido, é provável que consigamos finalizar o que temos de déficit. Vai depender. Se não recebermos ficará imprevisível diante das notícias que temos visto na imprensa sobre a falta de insumos para produção”, falou.

Deixe um Comentário