Prefeito destaca a retomada de obras em Resende nos últimos dois anos

0

RESENDE

O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) disse que após um período difícil, marcado pela queda na arrecadação e pelo corte nos gastos visando colocar as finanças municipais em dia, o ano de 2018 foi marcado por grandes conquistas para o setor de infraestrutura. Ele destaca que a retomada de projetos que foram paralisados na gestão anterior, e que atualmente estão em pleno andamento, como as obras de urbanização da estrada Surubi-Bulhões e do acesso ao bairro Jardim do Sol, além da conclusão das obras da Rua São Paulo, no bairro Alvorada, entre muitas outras ações.

Diogo, que visita as obras regularmente, disse que as intervenções estão sendo feitas por toda a cidade, também priorizam o lazer das famílias. “Além das obras de grande porte, necessárias para o desenvolvimento da cidade, também investimos, ao longo deste ano, no lazer dos moradores com a revitalização das quadras da Itapuca e do Santo Amaro, a construção da quadra de Engenheiro Passos e das praças do Cabral e do Novo Surubi, cujas obras seguem em ritmo acelerado para que as comunidades possam aproveitar seus momentos de lazer, em ambientes adequados e seguros”, disse o prefeito, lembrando também dos investimentos feitos este ano na renovação da frota de máquinas pesadas, com a compra de quatro retroescavadeiras, que já estão sendo utilizadas na recuperação de estradas rurais e na limpeza da cidade.

A urbanização da Surubi-Bulhões, estrada que tem cerca de oito quilômetros de extensão, foi reiniciada no final de 2017, mas ganhou ritmo no ano passado e está com 87% de sua infraestrutura pronta para receber a massa asfáltica e o sistema de iluminação pública. A via, que vai representar mais uma alternativa de entrada e saída da cidade, além de um novo acesso ao município de Porto Real, sem precisar trafegar pela Via Dutra, conta com duas pistas de rolamento, calçadas e uma ciclovia. Financiada pelo Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura, está orçada em R$ 25 milhões. A drenagem e pavimentação da rua de acesso ao bairro Jardim do Sol, orçada em R$ 3 milhões é outra grande obra retomada. A obra prevê a realização de serviços de drenagem e pavimentação da Avenida Jefferson Geraldo Bruno, que dá acesso ao bairro, e da Rua Netuno. Os trabalhos no local estão avançados, com o sistema de drenagem praticamente concluído para receber a pavimentação. Já na região da Alvorada e Manejo, estão respirando aliviados. Em dezembro foi concluída a pavimentação da Rua São Paulo e a finalização das obras da Avenida Governador Portela, prevista para as próximas semanas. “As obras, nos dois locais, foram iniciadas em 2015, na administração passada, e paralisadas pouco tempo depois em função da desistência da empresa vencedora do processo de licitação”, informou.

O município também ganhou um novo terminal de ônibus no pátio interno da Rodoviária Graal, no Paraíso. Já no Centro da cidade, foram destaques as obras de revitalização da Capela Mortuária, que ganhou piso e portas novos, banheiros adaptados, novas salas para velório e uma área de convivência, além de jardim, estacionamento e pintura interna e externa. Os moradores da Vicentina e do Santo Amaro, entre outros bairros, ganharam mais segurança no seu dia a dia, graças à reforma e revitalização do Posto de Polícia Comunitária da Vicentina, realizada pela Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar e com empresários da cidade, que doaram os materiais utilizados na obra.

Entre os projetos reiniciados estão a urbanização da estrada Surubi-Bulhões e o acesso ao bairro Jardim do Sol -Carina Rocha/PMR

GRANDE ALEGRIA E REGIÃO SERRANA

Na região da Grande Alegria, que concentra um grande número de habitantes, as ações na área da infraestrutura urbana também foram incrementadas no ano passado, visando trazer mais qualidade de vida para os moradores. Entre as obras realizadas no local estão a limpeza da Lagoa do Mirante, com revitalização de seu entorno; as obras de drenagem e pavimentação da Rua Antônio Marins e Avenida Central, no Mirante das Agulhas; a limpeza dos Canais Periférico e do bairro Boa Vista; além da revitalização do Parque Coophasul, que ganhou vida nova com a recuperação do campo de futebol e da quadra poliesportiva, entre outras melhorias. A Prefeitura também iniciou a construção da Praça Esportiva do Jardim Alegria e os trabalhos de limpeza e manutenção do sistema de drenagem dos bairros Jardim Aliança I e II, com a posterior recuperação do piso de intertravados. A ação que também foi realizada no Jardim Tropical e no bairro Elite, melhorando de forma significativa o tráfego de veículos e a circulação dos moradores.

A série de obras e serviços também beneficiou a região serrana que recebeu a revitalização da praça central e do pórtico de entrada de uma das localidades turísticas mais bonitas e preservadas de Resende, a Serrinha do Alambari. No pórtico, que dá as boas vindas aos visitantes, a Prefeitura retirou e refez toda a estrutura antiga, que estava completamente deteriorada pela ação dos cupins. Já na praça, a Prefeitura instalou parquinhos infantis e uma academia da Melhor Idade, além de ter reformado a quadra da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira.

A Prefeitura também realizou a operação Tapa-Buraco, que beneficiou mais de 20 bairros com grande fluxo de veículos-Carina Rocha/PMR

TAPARA BURACO E ILUMINAÇÃO

A Prefeitura também realizou a operação Tapa-Buraco, que beneficiou mais de 20 bairros como o Manejo, Morada da Colina, Campos Elíseos, Paraíso, Engenheiro Passos e Jardim D’Oeste, entre muitos outros, além das Avenidas Resende/Riachuelo, Hostílio de Souza, Rita Ferreira da Rocha e Francisco Fortes Filho, que recebem diariamente um grande fluxo de veículos. No total, segundo a secretaria de Obras e Serviços Públicos, a operação aplicou este ano mais de 5906,94 toneladas de material asfáltico na cidade, beneficiando um total de 65.632,67 metros quadrados de vias públicas, que também estão ganhando um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED, que são mais potentes, econômicas e duráveis. No total, cerca de 14 mil pontos de luz serão substituídos em toda a área urbana de Resende, através do maior projeto de iluminação do Sul do Estado.

Deixe um Comentário