>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeito de Volta Redonda recebe equipe ambiental para discutir sobre Pedreira da Voldac

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
Em meio ao cenário de preocupações com o clima do país e do mundo, a equipe ambiental do Movimento Pela Ética na Política (MEP) foi recebida, na segunda-feira, dia 6, pelo prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto. O encontro aconteceu no gabinete, no Palácio 17 de Julho, com a participação do deputado estadual Munir Neto que, desde o ano passado, a pedido dos ambientalistas, vem buscando caminhos para garantir que a área pública, a Pedreira da Voldac, e seu entorno cumpram suas funções socioambientais e socioeducacionais.
Durante a reunião, os ambientalistas, a pedido do deputado Munir, expuseram para o prefeito Neto as movimentações sobre a proposta de transformar a área do bairro Voldac em Unidade de Conservação – Monumento Natural e ‘Ponto dos Cominhos Geológico do Estado do Rio de Janeiro’, como também em um Monumento Natural. Além dos ambientalistas, há também manifestações favoráveis ao projeto das universidades UFFRJ, UFRJ, UFF e Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp) – arquitetura, e de outras instituições como as Associações de Moradores dos bairros Voldac e Pinto da Serra.
FORÇA TAREFA
Após discussão e análise da situação da área desapropriada em 2007, o deputado Munir, com aprovação do prefeito Neto, sugeriu que fosse feita uma ‘força tarefa’ ao destravar a situação da poligonal da Pedreira. “Vamos remarcar nova reunião com dados concretos sobre a situação da poligonal da Pedreira da Voldac. Fica agendado para o próximo dia 27, o novo encontro para que possamos avançar”, sugeriu o deputado Munir.
Foi definido ainda que, Rodrigo Puccini pelo Departamento de Recusos Minerais do Estado Rio (DRM) e integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), juntos irão buscar todas informações com a Agência Nacional de Mineração, sobre situação atual da lavra na sua poligonal que insere a área discutida. No encerramento da reunião, o coordenador do MEP-socioambiental, Luiz Gustavo Cavalcanti, ainda acrescentou que, a informação é de que, desativada em 1980, a pedreira teria o registro para finalidade de exploração mineral. “É Importante buscar dados junto ao Ministério de Minas e Energia “, finalizou.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos