Aconteceu na cidade ontem o 2º Seminário de Proteção em Defesa Civil e o prefeito Ednardo Barbosa (PMDB) o certificado por participar do programa Cidades Resilientes. O programa é administrado pelo escritório das nações Unidas para a Redução do Risco de Desastre. E sua adesão representa um compromisso em desenvolver dez passos essenciais para a construção de cidades resilientes, como parte de processos de urbanização sustentável.
“Agradeço ao tenente coronel Marcelo Sodré Watanabe pelo certificado devido a nossa participação no programa ‘Construindo Cidades Resilientes’. Em Pinheiral, temos trabalhado principalmente de forma preventiva e, para isso, montamos uma equipe que envolve além da Defesa Civil, os fiscais do Departamento de Postura e até a Secretaria de Regularização Fundiária para trabalhar em conjunto e tentar diminuir as construções em áreas indevidas e irregulares. Além disso, temos buscado alternativas através de projetos e recursos junto ao Ministério da Integração para as obras necessárias no município”, disse o prefeito.
O tenente coronel do Corpo de Bombeiro, Marcelo Sodré Watanabe, entregou o certificado para o prefeito de Pinheiral e explicou o projeto. Segundo ele, a campanha de cidade resiliente não exige nenhuma carga financeira do município, é uma mais uma iniciativa com carga mais ideológica.
“O projeto faz com que a cidade busque uma interação entre suas agências, parceria como a da Secretaria de Obras com a Defesa Civil, que a Educação faça uma campanha de conscientização, por exemplo. Quando a gente começa a pensar de uma maneira mais integrada, com todas as pastas com o pensamento de proteção, junto com o Poder Executivo temos resultados muito maiores. Dessa forma, o trabalho de prevenção realizado em conjunto tem um custo financeiro muito menor”, destacou.
O seminário contou com a presença, além da Defesa Civil Pinheiral, de membros dos órgãos de Volta Redonda, Resende, Mendes, Valença, Rio das Flores. No evento, o diretor do Departamento Defesa Civil de Pinheiral, Dickson Widmann, disse que a assinatura do compromisso é um avanço muito grande na área.