Prefeito celebra o Bicentenário da Independência com inauguração de marco histórico em Itatiaia

0

ITATIAIA

O prefeito Irineu Nogueira e o vice-prefeito, Denilson Sampaio participaram na manhã desta quarta-feira, dia 7, da solenidade de hasteamento das bandeiras, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. A cerimônia aconteceu na sede da prefeitura, no paço Municipal Campo Belo, no Centro da cidade e contou com a presença de autoridades, servidores públicos, secretários municipais e moradores. A cerimônia teve ainda a participação do pelotão da Guarda Civil Municipal e de escolas municipais e do coral de alunos do Projeto “A Música Educa, da Secretaria de Educação, que interpretou os hinos do Brasil, de Itatiaia e da Independência.

“O dia 7 de setembro deve ser um dia de reflexão, de pensar em responsabilidade. Quando a gente ouve o Hino Nacional e pensa no país, é algo que deve mexer com a gente. É preciso fazer as coisas certas, respeitar as pessoas e trabalhar em prol do município, do Estado e do Brasil. Como foi especial ver essas crianças hoje aqui, participando e exercendo um grande papel”, destacou o prefeito, Irineu Nogueira.

Irineu inaugurou o marco em homenagem a dois itatiaienses que integraram a Comitiva de Dom Pedro-Geninho/ASCOM PMI

A programação foi marcada também pela inauguração de um marco em homenagem a dois itatiaienses que integraram a Comitiva de Dom Pedro e estiveram presentes na Proclamação da Independência: os capitães Antônio Pereira Leite e João Ferreira de Souza.

O marco histórico foi erguido por meio de uma parceria com o Centro Cultural Estalagem e está localizado em frente à sede dos Correios, na calçada de acesso ao prédio da Prefeitura.

Segundo o professor Marcos Cotrim, membro da Academia Itatiaiense de História, o capitão Pereira Leite foi um dos fundadores do Curato de São José de Campo Belo, no final da década de 1820, e construtor do prédio onde hoje funciona a Prefeitura Municipal. “Itatiaia está de parabéns por ter um governo sensível a essa recordação. Quem não tem história, não tem raízes, não vai conseguir tomar conta do seu território, não vai conseguir tomar conta do seu próprio povo. Espero que todos visitem o monumento e que aprendam um pouco mais da história desse município, que é tão novo e que precisa tanto dos seus símbolos”, disse Cotrim.

Deixe um Comentário