RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz acompanhado do secretário de Saúde do município, Jayme Neto, e do deputado estadual, Tande Vieira, disse que os pacientes com insuficiência renal que fazem tratamentos de hemodiálise fora de Resende não vão precisar mais sair fora do município. Diogo anunciou nesta terça-feira, dia 16, que aumentou em 40% o número de oferta de vagas pelo SUS na Clínica de Hemodiálise localizada ao lado da Santa Casa, no bairro Lavapés. Com isso, número de vagas vai subir para 85.
De acordo com Diogo, a criação do terceiro turno de hemodiálise possibilita que pacientes que se deslocavam para Três Rios, Volta Redonda e Valença não precisem mais sair de Resende para receber os cuidados para o tratamento. “Nosso município segue alcançando grandes conquistas em todos os segmentos da administração pública. Na saúde, que sempre foi dito que seria uma prioridade, não é diferente. A novidade para os pacientes de hemodiálise vai fazer com que o município seja autossuficiente no procedimento e atenda todos os pacientes da cidade que precisam do serviço. É mais um indicativo de que a gestão municipal continua cuidado da nossa população. Temos que agradecer muito ao governador Claudio Castro e o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho”, disse o chefe do Executivo.
O secretário de Saúde, Jayme Neto, informou que o procedimento é realizado em uma Clínica localizada ao lado da Santa Casa. Todos os pacientes impactados pela mudança já foram oficialmente comunicados e agora vão fazer a hemodiálise em Resende. Ainda de acordo com Jayme Neto, atualmente o município possui 61 vagas para hemodiálise e esse número vai subir para 85. Os pacientes começaram a nova rotina nesta semana.
O secretário destaca que a mudança é mais uma grande conquista para a saúde pública do município. “São pacientes que levam rotinas duras e cansativas, precisando se deslocar para outra cidade para receber o tratamento. Esse deslocamento constante debilita os pacientes e ocupam um tempo em que o paciente poderia dedicar a outros cuidados com a saúde. As novas vagas em Resende chegam para acabar com esse desgaste físico e dão mais tempo livre para os pacientes. Acreditamos que sempre é possível melhorar mais e mais e assim vamos continuar buscando novas alternativas. Estamos muito felizes com a novidade”, disse Jayme.
O deputado Tande Vieira, disse que o dia foi de alegria. Lembrou que tentou por seis anos a ampliação de vagas e sempre encontrava barreira pela falta de recursos e não autorização por parte da União. “Mas agora, com a ajuda do secretário de estadual de Saúde, Dr. Luizinho e o governador Claudio Castro temos esta grande conquista para Resende. Quase um terço de vagas a mais. Pacientes que estavam fazendo tratamento em Três Rios e outras cidades distantes três vezes por semana vão poder continuar seu tratamento em Resende é uma satisfação muito grande para nossa cidade”, destacou.
Maria Lúcia Vieira, é uma das pacientes beneficiadas com a abertura do terceiro turno de hemodiálise. Ela contou que nos últimos três meses, precisava se locomover até Valença para fazer a hemodiálise e sofria muito com a distância, que era muito cansativa. Segundo ela, três vezes por semana, precisava sair de casa às 7 horas e só voltava às 19 horas. “Agora, com a abertura do terceiro turno, posso fazer todo o tratamento em Resende, perto de casa, será bem melhor! Assim, consigo ganhar mais tempo para meus outros compromissos”, afirmou Maria Lúcia.