VASSOURAS
A Prefeita de Vassouras, Rosi Silva, anunciou diretamente de Brasília, ao lado do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, importantes avanços para o patrimônio histórico do município. Em suas redes sociais, Rosi confirmou a conclusão das obras de reforma da Casa do Barão de Vassouras e o reinício das intervenções no Palacete Barão do Ribeirão para 2025.
A decisão foi fruto de uma reunião realizada durante o Encontro de Prefeitos e Prefeitas, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília, com a presença do secretário municipal de Planejamento, Leonardo Rocha. Durante o evento, o presidente do IPHAN reafirmou o compromisso de avançar com as obras históricas na cidade e anunciou ainda que o instituto dará início à revitalização de sete chafarizes tombados a partir de 2025.
A prefeita também destacou que a Prefeitura de Vassouras fornecerá todo o suporte técnico necessário ao IPHAN para fiscalizar as obras do Museu Casa da Hera, garantindo que os projetos avancem de maneira eficaz e dentro dos padrões de preservação histórica.
Revitalização do Centro Histórico
O conjunto histórico, urbanístico e paisagístico de Vassouras é tombado pelo IPHAN desde 1958 e inclui um dos principais cartões-postais da cidade, a Praça Barão de Campo Belo. No entorno dessa praça estão localizados importantes construções históricas, como a Casa Barão de Vassouras e o Palacete Barão do Ribeirão, que atraem turistas de diversas regiões do país.
Além das reformas dos casarões, o centro histórico passa por transformações significativas por meio do projeto “Vale do Café: Conexões e Patrimônio”, que prevê a substituição da rede aérea de energia e telecomunicações por cabeamento subterrâneo. As fases 1 e 2 do projeto já foram concluídas, trazendo modernização e preservação ao centro histórico.
Outro marco para a cultura local será a construção do Museu Vassouras, idealizado pelo empresário Ronaldo Cezar Coelho. O empreendimento cultural será um espaço dedicado a contar a história da região do Vale do Café e valorizar sua identidade histórica e cultural.
Educação Patrimonial
Nos últimos dois anos, os casarões históricos de Vassouras foram palco da Semana do Patrimônio, evento promovido pela Prefeitura para incentivar a educação patrimonial e valorizar a história local. Durante essas edições, os imóveis foram excepcionalmente abertos ao público, proporcionando uma imersão no passado e na importância cultural da cidade.
A prefeita Rosi reforçou a intenção de reabrir os casarões através de parcerias público-privadas e reafirmou a importância desses projetos para a população. “Vamos reabrir nossos casarões e trazer vida a esses imóveis históricos que estão fechados há muito tempo. O Museu Vassouras também será uma realidade em breve. Todas essas iniciativas são um grande presente para os moradores e um investimento na expansão do turismo histórico e da educação patrimonial, beneficiando não apenas Vassouras, mas toda a região do Vale do Café e até mesmo o país”, concluiu.