BARRA DO PIRAÍ
No dia 20, segunda-feira, foi realizada a primeira reunião de planejamento de 2025 entre a prefeita Katia Miki e secretários. Ela falou sobre as dívidas e o passivo herdado e pediu austeridade e economicidade.
“Nós herdamos a prefeitura num estado financeiro muito crítico. Vocês que fazem gestão das secretarias estão sofrendo isso na pele. Estamos nomeando apenas 30% dos cargos comissionados, cortando gastos e adotando uma política de austeridade. Iremos trabalhar assim nos próximos 90 dias. Eu preciso muito continuar contando com a dedicação de todos vocês”, destacou a chefe do Executivo.
A área de finanças foi abordada. A intenção da equipe de governo é melhorar arrecadação para que os recursos sejam revertidos para a cidade. Segundo Katia, as pessoas poderão pagar o IPTU com Pix, uma novidade na cidade.
A saúde pública e a educação no município também receberão uma atenção especial da nova gestão. De acordo com a prefeita, todos os contratos serão revistos para que a população receba um serviço digno na ponta. “Vamos fazer novas parcerias e buscar recursos para melhorarmos a saúde pública de Barra do Piraí. Na educação, já estamos fazendo pequenos reparos nas escolas que mais precisam e vamos ter um olhar diferenciado pela merenda. Nós já mostramos nos primeiros dias de governo, que iremos valorizar os professores. Pagamos o terço das férias que era para ter sido pago no final do ano passado”, contou.
Em outras áreas, segundo a prefeita, há projetos, ações e investimentos, como na Assistência Social, Planejamento e Modernização, funcionalismo. Ela ainda disse que buscar ajuda junto aos governos estadual e federal. “Nós vamos contar com a ajuda do governador Claudio Castro, do presidente da República, dos deputados estaduais e federais, enfim, de grandes parceiros. Eu tenho certeza que muitos deles irão olhar para a nossa Barra do Piraí com bons olhos. A nossa cidade será reconstruída a muitas mãos”, destacou.