Prédios públicos de Itatiaia poderão ter painéis solares

0

ITATIAIA

Os próprios públicos do município poderão receber painéis de energia solar. A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, a indicação Nº 981/2018 de autoria do vereador Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho (MDB) que solicita ao Poder Executivo o uso da energia solar térmica nos projetos arquitetônicos dos prédios públicos. A propositura foi encaminhada para apreciação do prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB).

Jair Porquinho explica que objetivo é proporcionar ao município o avanço no uso de energia renovável, descentralizando a geração e contribuindo para a sustentabilidade ambiental-Cyntia Freitas

Segundo Jair Porquinho o objetivo da matéria é proporcionar ao município o avanço no uso de energia renovável, descentralizando a geração e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. “A presente proposta tem como objetivo a instalação de painéis para a captação de energia solar, bem como o uso da energia solar térmica nos projetos arquitetônicos dos prédios públicos do nosso município”, disse o parlamentar, acrescentando que a energia solar é uma excelente alternativa para superar a crise decorrente do aumento do consumo da energia elétrica e da escassez de chuva. “Além disso, a energia solar é caracterizada como um tipo de energia ecologicamente correta, limpa, não poluente, racional, extremamente confiável, que não faz uso de qualquer tipo de combustível poluidor, que não agride o meio ambiente e é uma fonte inesgotável, gratuita e de fácil utilização”, destacou.

Além da economia, o vereador destacou a questão ambiental como motivadora desse projeto de lei. “A oferta de fonte de energia pode ser uma alternativa promissora para enfrentar os desafios da expansão energética com menor impacto ambiental, sendo inserida e readaptada nas novas edificações e/ou na reforma dos prédios públicos, pois além da energia, entre outras coisas, pode ser usada para aquecimento de água para uso nos banheiros e cozinhas de escolas, creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). As placas também podem diminuir a sensação térmica dos ambientes, trazendo, entre outras coisas, economia aos cofres públicos”, explicou Jair Porquinho lembrando que a geração de energia solar cada vez mais é adotada em residências, empresas, cidades e estados. “Além de renovável, este tipo de energia se torna mais barata a longo prazo, o que paga o seu investimento inicial”, completa.

Deixe um Comentário