Pré-lançamento da Rota da Fé reúne autoridades religiosas e políticas em Barra Mansa

Projeto vai ligar Barra Mansa e Quatis ao Santuário de Aparecida e visa fomentar o turismo religioso, a economia local e a cultura regional

Por Carol Macedo
divulgação 6

BARRA MANSA/QUATIS

Foi realizado na noite desta sexta-feira, dia 15, o pré-lançamento da Rota da Fé, projeto que tem como objetivo fomentar o turismo religioso e valorizar aspectos culturais e econômicos dos municípios envolvidos. O evento ocorreu durante a celebração da Santa Missa na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no distrito de Amparo, em Barra Mansa, durante as tradicionais festividades em homenagem à padroeira local.

Idealizada por meio de uma parceria entre as prefeituras de Barra Mansa e Quatis e a Cúria Diocesana de Barra do Piraí – Volta Redonda, a Rota da Fé propõe um novo olhar sobre o turismo religioso, resgatando a fé popular como vetor de desenvolvimento espiritual, cultural e econômico. A proposta prevê a conexão entre as cidades de Barra Mansa e Quatis até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Além do fortalecimento da religiosidade, a iniciativa também busca incentivar a prática de esportes, a produção artesanal, a gastronomia local, a divulgação das fazendas históricas e outros elementos da cultura regional.

Durante a celebração, foi apresentado um teaser do documentário que contará a história da Rota da Fé e sua importância para a região. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Barra do Piraí – Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, que destacou a união entre os municípios e o papel do projeto na segurança e acolhimento dos peregrinos. “A Rota da Fé é um caminho de espiritualidade, cuidado e acolhimento aos peregrinos. É uma proposta atenta às necessidades daqueles que caminham com devoção, sobretudo os que seguem rumo a Aparecida pela Via Dutra, que em breve passará por obras e se tornará ainda mais perigosa. Esta rota é uma alternativa segura e abençoada. Esse projeto é também fruto da colaboração entre a Igreja, a sociedade civil e os poderes públicos. É um trabalho coletivo em favor da vida e da fé do nosso povo”, afirmou o bispo.

O prefeito de Quatis, Aluísio D’Elias, também reforçou a importância da ação conjunta. “Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa que a gente está fazendo junto com Barra Mansa. A interligação dos municípios é importante e, através da Rota da Fé, mais importante ainda. E a gente vai fomentar o turismo religioso, fomentar a economia dos dois municípios, através dos distritos de Amparo, da cidade de Quatis e do distrito de Floriano”, disse.

O padre Miguel Francisco, da Igreja Nossa Senhora do Amparo, ressaltou a relevância do acolhimento aos romeiros. “Ficamos felizes por essa iniciativa para proteger, para acolher e para ajudar todos os romeiros que, às vezes, ficam sem um carinho, sem a presença, sem acolhimento das pessoas”, destacou.

Presente na celebração, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, Cesar Carvalho, falou sobre o impacto estratégico da iniciativa para a economia local. “A Rota da Fé é fruto da união entre Barra Mansa e Quatis, construída com diálogo, planejamento e sensibilidade. Ela resgata a identidade religiosa da região e abre novas oportunidades de desenvolvimento. Vai movimentar o comércio, o artesanato, o setor de serviços e, principalmente, valorizar as pessoas que vivem nessas localidades”, afirmou Cesar.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa, Bruno Meirelles, o presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda, os vereadores Klévis Farmacêutico e Elias da Corbama, além de representantes da comunidade religiosa e de moradores do distrito.

De acordo com a organização, o roteiro da Rota da Fé contempla três pontos de grande importância histórica e religiosa: a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Quatis e o Santuário Diocesano de Adoração Coração Eucarístico de Jesus, no distrito de Floriano, também em Barra Mansa.

O próximo evento relacionado à Rota da Fé está previsto para o dia 7 de outubro, durante a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Quatis. Já o lançamento oficial do projeto ocorrerá no dia 11 de outubro, no Santuário Diocesano, em Floriano. A estruturação da rota também incluirá medidas para acolher de forma adequada os peregrinos e visitantes.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos