ITATIAIA
As eleições em Itatiaia continuam suspensas, mas Adalberto Bisol, pré-candidato a prefeito, tem se movimentado em reuniões. Uma delas foi para debater a expansão da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a cidade, ocupando as instalações do antigo Hotel Simon, no Parque Nacional de Itatiaia (PNI). Além de Bisol, se reuniram o coronel Aragão, gestor do PNI, e o coronel Marco Flexa.
Bisol propõe que seja adotado um cronograma de atividades visando a reforma do prédio e a devida expansão da UFF para a cidade. “É preciso dialogar com o Instituto Chico Mendes, que detém os direitos sobre o antigo Hotel Simon, a Universidade e a sociedade de Itatiaia. Acredito que uma universidade nesta cidade pode ser determinante para um futuro melhor”, afirmou Bisol.
Segundo o Coronel Marco Flexa, que foi responsável pela instalação do primeiro colégio e faculdade militar particular no Estado do Pará, o projeto no Parque Nacional pode elevar Itatiaia a ser um importante polo de difusão de conhecimento. “Além dos cursos de nível superior, teremos condições de ofertar diversos cursos de nível técnico, que farão grande diferença na vida dos jovens de Itatiaia e região”, considera Flexa.
Em conversa com o reitor da Universidade Federal Fluminense, Dr Antonio Cláudio, Bisol relatou que o projeto deve focar nas áreas de vocação econômica da cidade, como turismo e gastronomia. O reitor Antonio Cláudio disse que o assunto já foi tratado na faculdade de Turismo e virá apresentar um projeto de instalação neste mês de novembro. “Estamos dialogando com todos os agentes envolvidos, construindo um cronograma prático e viável para que Itatiaia tenha uma universidade federal pública e gratuita”, disse Bisol.