Postos de Saúde de Resende participam da Campanha de Intensificação contra sarampo

0

RESENDE 

A secretaria de Saúde do município está participando da Campanha Estadual de Intensificação de Vacinação contra o Sarampo. O objetivo é de que a população atualize sua carteira de vacinação. O público-alvo desta intensificação é de crianças de seis meses de idade até adultos de 49 anos. Para se imunizar contra a doença, basta ir à unidade de saúde mais próxima e apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do Sistema único de Saúde (SUS). Todos os postos de saúde do município estarão abertos à população, de segunda a sexta-feira. Os moradores também poderão se imunizar no chamado “Dia D” que acontece no próximo dia 1º de fevereiro, quando os postos de saúde do município estarão aplicando as doses da vacina.

O secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, lembra que há algumas contraindicações para a vacina contra o sarampo. “As pessoas que estão com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças menores de seis meses não devem tomar a vacina”, ressalta o secretário.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo ocasionar complicações e até óbito. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, através de tosse, fala ou espirro. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacina.

Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, mal estar intenso; e em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !