VOLTA REDONDA
Volta Redonda pode ter o Posto de Policiamento Ambiental. Hoje, 15, aconteceu uma reunião entre o deputado federal Antonio Furtado, o prefeito Antônio Francisco Neto, o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, Marcelo Teixeira, o comandante da Polícia Militar José Ramos, representando o Secretário do Estado de Polícia Militar, Rogério Figueredo de Lacerda e o coordenador do Zoológico Municipal, Jadiel Teixeira. Com o local na cidade do Aço será facilitado o trabalho que já acontece em Valença.
O deputado citou que aumentando a efetividade das ações com o posto será muito mais ágil é haverá a garantia de que os direitos dos animais sejam cumpridos. “Hoje, nos casos de apreensões, os agentes precisam levar os animais para Seropédica, o que leva a um gasto maior de tempo e combustível. Se fizermos tudo isso em Volta Redonda, com a intermediação do Zoológico, vamos ter agilidade”, explicou.
Na região há apenas um posto de polícia ambiental na Serra da Concórdia, em Valença. O pouco efetivo impede que ações de prevenções aconteça, por isso, 95% do atendimento realizado é com base nos chamados recebidos pelo disque denúncia. “Quase todo nosso atendimento é reativo, ou seja, feito após denúncias. Neste trimestre de 2021, registramos um aumento de 70% dos casos. Também enfrentamos o problema para recuperar e soltar esse animal apreendido”, afirmou o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, Marcelo Teixeira, frisando que será muito importante ter o posto então em Volta Redonda.
Inicialmente, o Posto de Policiamento Ambiental seria instalado no Zoológico Municipal de Volta Redonda. O local já conta com estrutura para abrigar os policiais e ainda poderá atuar como centro de recuperação e soltura dos animais apreendidos nas operações. “O município está disposto a fazer o que for necessário para a criação do Posto de Policiamento Ambiental”, falou Neto.
Para ser aberto em Volta Redonda é necessária ainda a conclusão de envio de documentação e aprovação do local pela Secretaria de Estado de Polícia Militar.