PORTO REAL
A segunda carga superdimensionada já está estacionada na altura do bairro Bulhões, em Porto Real, após chegar na manhã desta segunda-feira, dia 29, no Estado do Rio de Janeiro. O conjunto, com 135 metros de comprimento, 6 metros de largura e peso superior a 800 toneladas, seguirá pela Rodovia Presidente Dutra até o Porto de Itaguaí, de onde será exportado para a Arábia Saudita. O transporte é considerado o maior registro da história da Dutra, movimentando a região Sul Fluminense nos últimos dias.

Comboio de 135 metros avança lentamente pela Via Dutra rumo ao Porto de Itaguaí – Divulgação PRF
O comboio trafega a uma velocidade média de 15 km/h e exige bloqueios e interdições em pontos estratégicos, coordenados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela concessionária RioSP. Para garantir a segurança, a concessionária orienta os motoristas a respeitarem a sinalização, manterem distância e acompanharem os avisos nos painéis eletrônicos. O cronograma pode sofrer alterações conforme condições climáticas e ajustes técnicos.
A carga saiu de Guarulhos (SP) e chegou na manhã desta segunda-feira ao km 317, em Itatiaia, de onde seguiu até Porto Real. O deslocamento causou congestionamentos de até 16 km. À tarde, pouco depois de deixar Penedo, o comboio enfrentou uma pane elétrica em um dos reboques e o estouro de pneu de um caminhão-trator. A pista ficou parcialmente interditada, com o tráfego liberado apenas pela faixa da esquerda. O problema foi solucionado e a carga posicionada em Bulhões por volta das 17h27min.

Próximo a Bulhões, ocorreu uma pane elétrica e um pneu de um dos reboques estourou – Divulgação PRF
O percurso ainda prevê paradas em Barra Mansa, Volta Redonda e Piraí, antes da descida da Serra das Araras, programada para ocorrer entre a noite de domingo, dia 5 e a madrugada de segunda-feira, dia 6, em operação especial de segurança.
Segundo a RioSP, cerca de 50 profissionais atuam no transporte, com monitoramento 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e apoio de órgãos como PRF, ANTT, DNIT e DER-SP. Informações sobre paradas e deslocamento são divulgadas constantemente nos painéis da Dutra.
O comboio com mais de 800 toneladas seguirá cruzando o Sul Fluminense até chegar ao Porto de Itaguaí, reforçando a logística de exportação de equipamentos de grande porte para o mercado internacional.