Porto Real recebe do Ministério da Saúde testes rápidos para detectar Covid-19

0

PORTO REAL

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, informou nesta quarta-feira, dia 29, que a prefeitura recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, 80 testes que detectam anticorpos IgM e IgG para o novo conoravírus (SARS-CoV-2).

Segundo Jardim, esses testes serão de uso exclusivo em pessoas com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória. Ele explica ainda que o teste deve ser realizado apenas em pessoas sintomáticas que receberam diagnóstico de síndrome gripal. “O recomendado é que o teste seja feito a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas. Isso porque os anticorpos podem ser detectados com melhor sensibilidade a partir do 7º dia de início dos sintomas, dependendo do método, podendo ser realizado entre o sétimo e o décimo dia. Existem limitações e variações de sensibilidade do teste conforme o tempo de doença”, explica o secretário, informando a importância dos testes rápidos. “O resultado fica pronto em apenas 15 minutos e a princípio será disponibilizado apenas no Laboratório Municipal e, posteriormente, nas outras unidades, à medida que o Ministério da Saúde receber mais testes”, esclareceu Jardim.

PÚBLICO-ALVO

De acordo com a secretaria de Saúde o público-alvo para a realização dos testes rápidos serão: Profissionais de saúde em atividade na Atenção Primária à Saúde, hospitais, pronto-socorros e unidades de pronto atendimento; profissionais de segurança pública em atividade (policiais civis, militares, bombeiro e membros ativos das forças armadas; pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência para idosos; pessoas com 60 anos ou mais com comorbidades (hipertensão, diabetes, etc.) de risco para complicação de Covid-19 e demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Deixe um Comentário