Porto Real oferece novo maquinário para auxiliar produtores rurais

0

PORTO REAL

Com o objetivo de auxiliar os produtores rurais do município, a prefeitura de Porto Real adquiriu uma Grade Niveladora, que é acoplada no trator e realiza o nivelamento do solo. A ferramenta é um implemento destinado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMDR), e os mais de 20 produtores cadastrados na secretaria devem realizar o agendamento do maquinário para iniciar o plantio.

Para se cadastrar o produtor interessado deve ser morador do município e se encaminhar à SMDR na Rua Julia Graciani Marassi, no Centro. Além de três tratores agrícolas, são disponibilizados arado, duas grade-niveladoras, batedeira de grãos, plantadeira de grãos e carretinha (reboque).

De acordo com o secretário da SMDR, Rodolpho Guimarães Salles, a secretaria disponibiliza técnicos agrícolas visando auxiliar cada produtor. “Muitos já estão preparando suas terras para o plantio do milho, que inicia o ciclo no mês de setembro e termina em janeiro. Auxiliamos o produtor desde o início do plantio até a finalização da colheita. O uso do trator é marcado e depende muito do fator clima. O intuito é que todos possam receber a importante ajuda para a preparação do solo em suas propriedades”, afirmou.

variedades de mudas de hortaliças

Cultivadas na Estufa Municipal e doadas a moradores de Porto Real, a SMDR, oferece mais de dez variedades de mudas de hortaliças (verduras e legumes) como alface; chicória; mostarda; rúcula; couve-flor; cebolinha; cheiro-verde e couve, também plantadas pelo produtor.

O secretário Rodolpho ressaltou que a pasta se preocupa e cuida do agricultor, tanto os que cultivam para consumo próprio, quanto para comércio. Ele ainda enfatizou que o produtor ainda tem a opção de comercializar seus produtos na Feira do Produtor, que acontece todo primeiro domingo de cada mês, na Praça da Bíblia no bairro Freitas Soares. “Isso demonstra a nossa preocupação em melhorar e aumentar o número de agricultores beneficiados com a ação”, disse, completando que ainda é feita uma análise de praga das plantações, na saúde dos animais e auxílios, dessa natureza. “Para isso contamos com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater– RJ). Queremos ajudar o homem do campo, pois, sabemos da importância da agricultura”, concluiu.

Deixe um Comentário