Porto Real obteve bons resultados no Indicador de Criança Alfabetizada do Inep

0

PORTO REAL

O município foi avaliado recentemente no Indicador Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que busca ilustrar o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental e que estão dentro do padrão nacional de alfabetização. A pesquisa, estabelecida por meio do Alfabetiza Brasil, mostrou que Porto Real foi destaque, novamente, na alfabetização, ficando acima das médias nacional, regional e estadual. O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Em 2023, a média de crianças alfabetizadas nessa etapa de ensino no Brasil foi 56%, e Porto Real apareceu acima desse número, sendo a taxa de alfabetização em 60,8%. Esse número também é superior à média da região sudeste e do Estado do Rio de Janeiro, que apontam respectivamente para uma proporção de 57% e 52% de crianças alfabetizadas.
A subsecretária de Educação, Giovana Oliveira explica que a pesquisa leva em consideração três fatores: Se os estudantes leem palavras, frases e textos curtos; se conseguem Localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; e se compreendem informações em textos que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades. “É o segundo resultado positivo que estamos colhendo na nossa gestão, o primeiro através dos dados apresentados na avaliação estadual AlfabetizaRJ e agora, na avaliação nacional. Tudo isso é fruto de dedicação e comprometimento dos nossos profissionais somados ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria”, relata Giovana.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ainda definiu metas até 2030, onde espera que mais de 80% das crianças estejam alfabetizadas.

Para a secretária de Educação, Maria Madalena Ferreira, esse número também pode ser alcançado e o primeiro passo é fechar 2024 com porcentagem de 63,97% de alfabetização. “Nosso objetivo é apresentar resultados através das metas intermediárias, onde cada aluno terá a atenção necessária para se desenvolver. Estamos felizes com os resultados, mas seguiremos trabalhando firme e buscando o melhor para a comunidade escolar”, concluiu Madalena.
A pesquisa do INEP pode ser conferida através do link:
https://undime.org.br/…/05-06-2024-10-58-inep-publica-o…

Deixe um Comentário