PORTO REAL
A remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde através do Governo do Estado chegaram a Porto Real somente por volta das 19h30min de terça-feira, dia 19. A Secretaria de Estado de Saúde havia iniciado a remessa dos imunizantes desde às 6 horas a todos os 92 municípios do estado. Nas Agulhas Negras, Itatiaia e Resende receberam suas remessas via helicóptero, mas Quatis e Porto Real tiveram que aguardar o envio pelo transporte terrestre, conduzidas por caminhão e sob a escolta da Polícia Militar.
As vacinas foram recebidas pelo prefeito Alexandre Serfiotis, que realizou uma transmissão ao vivo pela internet comentando a importância da vacinação. “A gente fica feliz por esse momento de estar recebendo a vacina. Eu, enquanto deputado federal, pude participar tanto da visita à Fiocruz, tanto da vacina AstraZeneca como a CoronaVac do Butantan, em parceria com a China. E a gente fica feliz porque é uma vitória da ciência brasileira em tão pouco tempo de doença, de pandemia, conseguiu desenvolver uma vacina em menos de um ano. Nós já temos aí, diversas vacinas no mundo e a Anvisa agora libera tanto a CoronaVac como a AstraZeneca da Fiocruz. A gente sabe que no início são poucas doses que chegam e aproximadamente 270 pessoas serão vacinadas. Nesse primeiro momento: o pessoal de linha de frente da nossa saúde, aqui do hospital (São Francisco de Assis), do Centro de Covid que está tratando e recebendo os pacientes”, disse o prefeito.
Sefiotis destacou ainda que a população deve manter os procedimentos de prevenção contra a Covid-19, como o distanciamento social e o uso de álcool gel. “A gente espera que em breve, o Estado e o Ministério da Saúde possam liberar novos lotes e que a gente possa estender (a vacinação) para os idosos, outros profissionais de saúde e a população em geral. A gente sabe que esse é um primeiro passo para termos uma eficácia, segurança maior de 60%, 70% da nossa população vacinada. Isso ainda está longe, pedimos a Deus que após o segundo semestre possamos alcançar esses números. Mas, enquanto isso, a gente precisa ainda manter os cuidados com o distanciamento social, o uso de máscaras, uso de álcool em gel”, observa o prefeito.
Segundo dados do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, Porto Real receberá o total de 570 doses da CoronaVac em duas etapas. “Porto Real seguirá o Plano Nacional de Vacinação, com previsão de iniciar a imunização nesta quarta-feira, às 10 horas, no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. Seguindo os critérios do Ministério da Saúde, a primeira etapa da vacinação vai priorizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento de enfrentamento contra o coronavírus. A segunda dose deverá ser aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira aplicação”, informa o governo.