PORTO REAL
Dando seguimento ao plano de acessibilidade dos canais oficiais da Prefeitura de Porto Real, a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (SMCT) implantou no site oficial da prefeitura, o sistema VLibras.
Por meio da nova ferramenta, as pessoas surdas usuárias de Libras agora contam com a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
De acordo com o secretário de Comunicação, Felipe Nascimento, o VLibras foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e funciona de forma gratuita em qualquer site, seja através do computador ou instalado nos tablets e smartphones. “A ferramenta do VLibras fica na lateral direita do site, e assim que selecionada, uma caixa de diálogo é aberta com o intérprete virtual. Depois basta selecionar o texto desejado que o intérprete fará a tradução simultânea para Libras. Além disso, a plataforma permite selecionar quatro velocidades diferentes para a tradução, e também, o gênero e a faixa etária do intérprete”, explica Felipe.
Já o prefeito, Alexandre Serfiotis, reforça que o objetivo é sempre melhorar o acesso à informação e à comunicação da Pessoa com Deficiência (PcD). “Nós já aderimos a ferramenta ‘#pracegover’ no Facebook e Instagram, e com o VLibras, ampliamos ainda mais a acessibilidade nos ambientes virtuais. É importante frisar que a partir dessas ferramentas, facilitamos o acesso de PcD aos ambientes virtuais e buscamos garantir a melhoria da qualidade de vida dos mesmos”, analisa Alexandre.