PORTO REAL
A Prefeitura de Porto Real, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (SMECT), iniciou um estudo de viabilidade técnica com o Sebrae para a criação de um curso de aperfeiçoamento gastronômico voltado a restaurantes do município. A proposta prevê capacitações práticas com chefs especializados e ações que incentivem o turismo culinário na cidade. A reunião contou também com a presença da secretária Maria Madalena Ferreira de Souza, da turismóloga Daniele Delfino, do assessor de Turismo Humberto Ettore e da analista do Sebrae, Helana Daer.

Curso deve oferecer oficinas práticas com chefs especializados – Redes Sociais
Um dos destaques do projeto é a realização de um concurso da melhor massa, que contará com a elaboração de uma receita típica da região: o caplon, uma massa de abóbora recheada com queijo ralado. Segundo os organizadores, a ideia é valorizar os ingredientes locais e incentivar a criatividade dos participantes. “Durante a reunião, o Sebrae apresentou o projeto e suas etapas de execução. A próxima fase será o agendamento de um encontro com os donos de restaurantes locais para avaliar o interesse na proposta. Nossa ideia é fortalecer o turismo gastronômico em Porto Real”, explicou o diretor de Cultura e Turismo, Marcello Stocco.
Segundo Stocco, o projeto é mais uma ação integrada voltada à promoção da cultura local e à qualificação do setor de gastronomia como atrativo turístico.