Porto Real é destaque no Estado na cobertura de ações do Programa Saúde na Escola

0

PORTO REAL

Porto Real foi destaque entre os cinco municípios no Estado com 100% de cobertura nas ações do Programa da Saúde na Escola (PSE) em 2021. A notícia foi dada pela prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e Educação comemoram o destaque alcançado pelo PSE.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no último dia 3, foi publicada a portaria que habilita os municípios que cumpriram as metas do Programa Saúde na Escola, garantindo a Porto Real o recebimento do Incentivo Financeiro para a Implementação das ações no segundo ano do ciclo 2021/2022. O Estado do Rio de Janeiro alcançou média de cobertura de 46,42%, superior a média nacional de 41,95% e apenas cinco municípios apresentaram 100% de cobertura.

A enfermeira e coordenadora do Programa Saúde na Escola e Saúde da Criança e Adolescente, Ingrid Resende Moreira, disse que o Programa, através da articulação, planejamento e realização em conjunto das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Educação Básica, desenvolve 13 ações nas escolas. “As ações são monitoradas pelos sistemas de informação em saúde da Atenção Primária à Saúde. As atividades são compostas por atividades de promoção à saúde; prevenção de agravos à saúde e seus fatores de risco”, disse a coordenadora, informando que são 13 ações desenvolvidas pelo PSE, entre elas, promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS;Ações de combate ao Mosquito Aedes aegypti; e prevenção da Covid-19 nas escolas.

O prefeito Alexandre Serfiotis parabenizou as equipes pelo resultado obtido no PSE. Ele frisou que quando há união os objetivos são alcançados. “O cuidado com a saúde das nossas crianças e adolescentes é primordial, pois o aprendizado está atrelado ao desenvolvimento saudável do ser humano como um todo, sendo o reflexo do cidadão no meio em que vive, na sociedade”, complementou Serfiotis.