PORTO REAL
Na próxima segunda-feira, dia 17, Porto Real celebrará os 150 anos da imigração italiana com um evento especial no Horto Municipal. A data marca um momento histórico para a Colônia Italiana de Porto Real, que há 150 anos recebeu 50 famílias imigrantes a bordo do navio Anna Pizzorno, vindas principalmente da região da Emília Romagna. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar dessa viagem no tempo cheia de tradição e memórias.
A programação do evento inclui uma série de atividades culturais e interativas para todas as idades. Das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas, os visitantes poderão participar de visitas guiadas, exposições culturais e jogos e atividades interativas. Já às 16 horas, será realizado o “Café com as nonas”, onde os participantes poderão ouvir histórias encantadoras das avós italianas da comunidade.
A partir das 18 horas, haverá uma homenagem especial e a apresentação do planejamento para 2025 pela Associação Vittorio Emanuele II. Às 19 horas, o tema “Turismo e cultura no eixo ADR Sul Fluminense” será discutido, seguido pelo painel “Secchi e Tavernari” às 20 horas, que contará com a participação de descendentes dos responsáveis pela seleção das famílias imigrantes.
O evento será encerrado com uma apresentação do cantor Ramon Santana e do grupo de dança Belle Ballerine, às 21 horas.