Porto Real auxilia produtores rurais na colheita de feijão

0

PORTO REAL

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município concluiu mais uma colheita do Feijão Porto Real nesta semana. Os agricultores colheram desde o início do mês, feijões do tipo ‘preto’ e ‘carioca’, utilizando maquinários, sementes e insumos fornecidos pelo município, que presta ainda a assistência técnica profissional do início ao fim de cada plantio.

De acordo com informações da Prefeitura de Porto Real, o município conta atualmente com aproximadamente 20 produtores cadastrados. A colheita do feijão preto e carioca é o ápice do ciclo iniciado em abril, com o plantio de sementes, visando à colheita ao longo do mês de agosto. Em abril, o governo municipal fez a doação de 850 quilos de sementes. “Tivemos alguns atrasos por conta do tempo, mas está tudo caminhando dentro do cronograma. A maioria dos produtores tem poucos recursos e, com esse incentivo, além de melhor renda, o produtor tem a oportunidade com a terra adubada, de enriquecer seu trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rodolpho Guimarães Salles.

O prazo final de colheita é previsto para setembro. “É uma grande oportunidade para os produtores desenvolverem um trabalho que vem firmar a região como forte produtora de feijão. Esse incentivo fortalece o trabalho de todos”, ressaltou o secretário, lembrando que a culminância desse projeto será a Festa do Feijão, de 6 a 8 de setembro, no Horto Municipal.

As autoridades municipais incentivam o trabalho dos agricultores na produção do feijão

EXPECTATIVA 

Para Paulo César Albarelo, que é produtor em Porto Real há mais de 20 anos, a última colheita foi de 1 tonelada, colhidos em sua propriedade, situada na Vila Marina, em Bulhões. Ele ressalta que o incentivo do município é fundamental para a realização do seu trabalho. “Sem fomento e incentivos à produção, ficaria inviável plantarmos o feijão. Mas estamos colhendo bem e acredito que vai dar para ter um bom faturamento com esta safra. Para nós, quanto mais benfeitorias, melhor para a produção”, acrescentou.

VITRINE TECNOLÓGICA

A cidade desenvolve o projeto Vitrine Tecnológica de Produção de Feijão, uma iniciativa em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio). As melhores sementes para a plantação na cidade são analisadas visando o processo de produção do Feijão Porto Real.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !