Porto Real alerta pecuaristas sobre o início da Campanha contra Febre Aftosa

0

PORTO REAL

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, está alertando os pecuaristas que deu início, esta semana, da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa para imunização de bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades. Paralelamente, também está sendo realizada a imunização do rebanho contra a Raiva animal.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Martins disse que a campanha nacional acontece sempre em maio de cada ano e o produtor não pode deixar de vacinar o gado na prevenção de ambas as doenças, pois é uma exigência internacional.  Martins explicou ainda que uma vez afetado qualquer rebanho no país, há uma interferência em toda a cadeia produtiva de carne, leite e derivados.

Durante a campanha, cada proprietário recebe todas as orientações e fica responsável pela aplicação, assinando um termo de responsabilidade, ao retirar as doses da vacina. Os proprietários precisam devolver os frascos para o descarte adequado, registro da quantidade vacinada e receber a declaração de imunização.

A veterinária responsável pelo acompanhamento da imunização, Patrícia Célia da Rocha Viana, destacou que a imunização, no caso da Febre Aftosa, é para o gado desde bezerros até o gado adulto e a vacinação contra raiva animal é para todo o rebanho de bovinos, equinos, suíno, caprino e ovino. “É importantíssimo que cada produtor rural traga isopor com gelo para retirar as doses, pois garante a conservação e a eficácia das vacinas, não entregamos doses sem esse acondicionamento essencial”, destacou a veterinária, acrescentando que após todo o processo de imunização o produtor pode solicitar a declaração de imunização junto à Defesa Sanitária do Estado que pode ser feita em Resende ou na Sede da Secretaria, desde que informe nascimentos, óbitos e vendas feitas de animais do rebanho. “Não deixe de imunizar seu rebanho, isso é primordial para a saúde pública”, incentivou Patrícia.

error: Conteúdo protegido !