Portal do Futuro inscreve para cursos em oficinas de capacitação

0

SUL FLUMINENSE

O Portal do Futuro, uma iniciativa de responsabilidade social oferece capacitação para adolescentes de 16 a 21 anos em oficinas que desenvolvem competências pessoais e profissionais. Há vagas em 12 unidades no estado, incluindo o município de Resende. A partir desta segunda-feira, 11, estão abertas as inscrições para o programa do Senac. A meta é promover o desenvolvimento de competências comportamentais pessoais e profissionais dos participantes, além de oferecer um curso de capacitação profissional. Serão oferecidas neste primeiro semestre o total de 390 vagas, em 12 unidades de todo o estado.

O Portal do Futuro atua junto ao jovem para transformá-lo tanto no convívio social quanto prepará-lo para a vida profissional. Durante os cerca de quatro meses de duração, no contraturno escolar, os alunos participam de oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional. Na primeira fase, atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro. Na etapa seguinte, o foco são os direitos, deveres e o papel do indivíduo nas comunidades em que vivem.

Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem 160 horas de capacitação profissional nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho. Segundo pesquisa de empregabilidade do Senac RJ, historicamente até 75% os participantes do programa conseguem ingressar no mercado formal de trabalho após concluírem o programa que, em 2018, recebeu mais de 7 mil inscrições.

INSCRIÇÕES 

Para se inscrever, é necessário ter entre 16 e 21 anos, cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio e ter renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos, para ser apto ao Programa Senac de Gratuidade. O prazo é até dia 08 de abril e as inscrições devem ser feitas pelo site http://portaldofuturo.rj.senac.br/. Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e de residência. Menores de 18 devem se apresentar com a documentação acompanhados por um responsável. As aulas começam a partir do dia 15 de abril. Na unidade Resende o curso será o de Auxiliar Administrativo.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !