Por que o coronavírus faz a Bolsa de Valores cair?

0

 

Nestas últimas semanas o que mais ouvimos foram os efeitos devastadores da epidemia do novo coronavírus. Um problema de saúde que começou na China, ultrapassou as fronteiras internacionais e hoje já está presente em todos os continentes. No meio de várias notícias tristes como mortes e avanço das contaminações, o mercado financeiro chamou atenção com queda de 7% no pregão de quarta-feira de cinzas, reabertura das negociações que ficaram fechadas durante o carnaval. Nessa hora muita gente se pergunta por que um vírus chinês faz a bolsa cair tanto?

Essa nova gripe pode fazer os consumidores se trancar em casa com medo de pegar a doença e as empresas, suspender suas atividades. Esse movimento gera um efeito cascata na economia, que se desacelera. Assim, as companhias abertas têm menos lucros para distribuir aos seus acionistas. É muito difícil prever o tamanho da redução desses dividendos, por isso, na dúvida, alguns investidores preferem se livrar dos seus papeis e correr para alguma aplicação tida como mais segura, como os títulos de renda fixa. Quando existe uma oferta maior do que a demanda, os preços caem.

No ano de 2019, com a queda acentuada da Selic, houve uma grande migração dos investidores que ainda não tinham tido nenhuma experiência com a renda variável para a bolsa de valores, motivados com o baixo rendimento da renda fixa. Essa é primeira crise que essas pessoas enfrentam, muitas delas assustadas, vendem suas posições e realizam prejuízos. O pânico é um péssimo conselheiro e pode atrapalhar sua formação de reserva. Não devemos tomar nenhuma atitude por medo, uma vez que se vende os papeis em queda, não dá mais para recuperar o prejuízo. Caso a crise se mostre menos grave do que o que parece e a Bolsa se recupere, quem fica com as ações evita essa perda. O investimento em ações sempre deve ser realizado com objetivo de longo prazo.

Fique atento! Esse é o momento que podem surgir várias oportunidades. No mercado, toda vez que alguém vende um papel, outro necessariamente tem que comprar. E quem está na ponta compradora pode pechinchar e pagar um preço mais baixo pela ação que lhe interessa, mirando no retorno que vem depois que essa turbulência passar.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !