População é contra fechamento do Ciep 403 no bairro Açude

0

VOLTA REDONDA

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Açude, Alan Cunha, e sua diretoria, se reuniram na noite de segunda-feira, 10, com moradores do bairro e localidades próximas. O objetivo foi discutir a determinação do Governo do Estado de fechar o Ciep 403 – Maria De Lourdes Giovanett. Para os participantes, trata-se de uma atitude autoritária do Governo do Estado que vai acabar com a única escola da localidade que oferece Ensino Médio para a população.

Segundo destacou o presidente da Associação de Moradores do Açude, Alan Cunha, esse foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada que começou. “Não iremos desistir e sim resistir a qualquer ação que venha prejudicar a educação em nosso bairro. Confiamos em nossos deputados que estiveram presentes e confiamos em nosso governador eleito Wilson Witzel que será informado sobre o assunto”, disse o presidente da Associação de Moradores.

Foi lembrado na audiência que a mobilização de toda a comunidade teve início desde quando o Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, que está preso, e seu secretário de Estado de Educação Wagner Victer, anunciaram que o Ciep seria fechado a partir deste mês. “Não iremos descansar até que esta situação seja resolvida. Precisamos da participação de todos os moradores nesta luta, como aconteceu na reunião que contou com grande parte dos moradores locais.

NA LUTA

Depois da determinação da Secretaria Estadual de Educação para o fechamento da unidade, a comunidade, com apoio de algumas autoridades tem travado grande luta para manter a unidade funcionando. Para se ter uma ideia, no ano passado, depois de várias ações da população contra o fechamento da unidade, o Ministério Público Federal, em Volta Redonda, expediu recomendação para que a Secretaria Estadual de Educação e a Administração Regional do Médio Paraíba abstivessem de encerrar as atividades escolares do Ciep-403, e deixassem de realizar qualquer medida que implique fechamento ou restrição de seus eventos.

Em dezembro de 2016, a Secretaria de Educação indicou o fechamento da unidade escolar, porém voltou atrás após recomendação do MPF.
Recentemente, o MPF foi novamente procurado pela Comissão Pró Ciep 403, para auxiliá-los acerca da questão das matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos (Neja I), pois o período de matrícula para essa modalidade foi encerrado na primeira quinzena de setembro deste ano, e a escola não teve essa opção liberada no sistema matrícula fácil.

CONDIÇÕES FAVORÁVEIS

Segundo foi garantido no evento, as condições da escola são totalmente favoráveis ao recebimento dos módulos do Neja I/2017. Mesmo assim, a escola encaminhou a relação de 45 alunos que já procuraram a unidade com interesse no curso, acrescentando que o Ciep dispõe de salas de aula ociosas, material didático e professores de várias disciplinas e com carga horária livre.

Além dos moradores e dos representantes da Associação de Moradores, estiveram presentes os deputados Flávio Serafini (estadual) e Alexandre Serfiotis (federal), Marcello Miranda que representou o deputado federal eleito Antônio Furtado, e a presidente da Comissão OAB-VR Cristina Sindra, dentre outras autoridades.

 

 

Deixe um Comentário