População deve escolher obras prioritárias no Orçamento Participativo Digital  

0

VOLTA REDONDA

Um investimento de R$ 30 milhões em obras nos 93 bairros da cidade, que estão divididos em 12 setores, nos próximos dois anos. Esse é o objetivo do governo municipal. A escolha dessas obras será feita pelas pessoas que votarão no Orçamento Participativo Digital até o dia 15 de fevereiro. A votação é realizada pela internet no site www.voltaredonda.gov.br/op.

Para o prefeito Samuca Silva (Sem Partido), o Orçamento Participativo Digital facilita ao cidadão acessar o site e fazer a escolha das obras que vão melhorar o dia a dia da população nos bairros. “São prioridades com recursos assegurados e que poderão ser acompanhadas com transparência nas informações”, disse.

Para o diretor de Transparência e Controle Social da Secretaria de Planejamento, Marcos Vinicius Delgado, o OP Digital é uma ferramenta dentro da democracia online que fica ampliar a participação dos moradores no processo de seleção de obras prioritárias. “É importante para a cidade conquistar as obras mais solicitadas pelas associações de moradores, indicadas em assembleias nos bairros, onde cada um faz a escolha dos investimentos que são prioridades com a votação digital”explicou Marcos.

Segundo ele, cada obra já selecionada é resultado das assembleias com associações de moradores que já foram realizadas. No site consta o valor estipulado de cada uma, sendo que a tela acusa em vermelho quando o valor do Orçamento por setor é superado. Neste caso a pessoa retorna com nova votação na prioridade dos investimentos. No site estão disponíveis as atas, mapas de obras, comissões, membros, calendário, regime interno e metodologia, bairros por setores, orçamento popular.

No Zoológico Municipal serão também instalados pontos para votação da OP Digital.

O Comitê do Orçamento Participativo é formado por 60% da sociedade civil (movimentos sociais, associações) e 40% de representação do governo municipal.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !