VOLTA REDONDA
A Secretaria de Estado de Educação entrega, nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, o novo Ciep E-Tec 484 Toninho Marques, em Volta Redonda. A unidade teve toda a sua estrutura física e pedagógica modernizada para atender estudantes da região. A revitalização dos antigos Cieps faz parte do maior programa de educação do estado das últimas décadas. Ao todo, 50 Centros Integrados de Educação Pública serão transformados em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs), beneficiando 24 mil estudantes. Com mais esta escola, chegam a seis as unidades reinauguradas, na capital e no interior do estado do Rio de Janeiro.
As inovações tecnológicas implantadas no Ciep 484 (localizado na Avenida Deputado Julio Caruso, bairro Belmonte) vão atender estudantes do Ensino Médio. Nessa primeira fase, o ensino será em tempo integral para as turmas do 1º ano, que terão aulas no contraturno de artes, educação ambiental, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir de 2023. As mudanças pretendem promover a melhoria na qualidade do ensino público estadual, usando ferramentas de tecnologia, sustentabilidade e inovação.
RECURSOS
Entre os recursos tecnológicos empregados estão sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers. Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares, sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, horta comunitária e composteira.
Outra novidade são os aparelhos de identificação facial, que além de aumentarem a segurança, servirão como base para a contenção de despesas, como, por exemplo, o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle identificado. As famílias poderão acompanhar a frequência a distância através de um aplicativo da Seeduc. “Essa iniciativa é uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino, resgatando nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações” – disse o secretário Alexandre Valle, que pretende levar o projeto para todas as unidades da rede.