População de Pinheiral realiza protesto reivindicando melhorias no transporte público

0

PINHEIRAL

A Viação Pinheiral, que faz a linha intermunicipal de Barra do Piraí, Pinheiral e Volta Redonda, vem sendo alvo de várias manifestações de usuários insatisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela empresa. Esperar o ônibus por mais de uma hora, não cumprimento do horário, superlotação, valor da passagem e má condição dos veículos são algumas das queixas. De acordo com as reclamações, denúncias foram realizadas diversas vezes no Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) e nada foi feito a respeito.

Os usuários, além de realizarem notas de repúdio na internet, estão organizando protestos nas ruas para reivindicar melhorias no transporte. No entanto, mesmo com todo o barulho, a empresa e nenhum órgão competente dão uma resposta plausível para o problema.

Houve protesto nesta segunda-feira, 25, no Parque Maíra, onde, segundo relatos dos usuários, estiveram presentes representantes da Viação Pinheiral, que tentaram chegar a um acordo com os usuários, no entanto, a resposta da empresa não satisfez os manifestantes.

O Detro informou que neste ano foram notificadas 17 reclamações da empresa de ônibus. “Diante da denúncia da população, o órgão vai intensificar a fiscalização na região e, caso constatadas irregularidades, serão aplicadas as sanções cabíveis”, informou a nota. Para realizar denúncias ao Detro, os cidadãos podem encaminhar informações por meio do telefone da (21) 3883-4141, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp Fale Detro (21) 98596-8545.

O A VOZ DA CIDADE tentou entrar em contato com a Viação Pinheiral, mas até o fechamento desta edição, não conseguiu respostas.

INDIGNAÇÃO

De acordo com José Augusto dos Santos Cardoso, que já foi vereador de Pinheiral, uma das tarifas da viação foi cortada. “Fiquei sabendo que o usuário não paga valor da linha municipal quando pega o intermunicipal, ele tem que pagar o valor da linha direta, ou, esperar o ônibus municipal por horas”, disse, contando que a empresa teria alegado que essa medida teria sido uma determinação do Detro.

Ainda segundo Cardoso, o caso dos ônibus já é um problema antigo no município. “As pessoas têm que parar de reclamar apenas na internet, pois não vai adiantar. Todos têm que começar a cobrar direto com o Detro e com os poderes constituídos, que não se manifestam”, afirmou.

Uma das pessoas que está reivindicando a melhoria do transporte é Adilceia de Fátima Furtado, de 41 anos. Ela contou que um dos ônibus que fazia a linha Ponte Alta x Vargem Alegre foi cortado. “O ônibus demora uma eternidade para chegar, e quando vem, ele está superlotado e às vezes nem para nos pontos. E o problema não é só com o ônibus intermunicipal, isso acontece também com o municipal, que inclusive, pertence a mesma empresa”, relatou.

Manifestação do dia 22/02 em Vargem Alegre Foto Divulgação

ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA

O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pinheiral que informou através de uma nota que, por meio de licitação realizada no dia 20 de dezembro de 2018, foi regularizada a linha de transporte municipal. “A medida atendeu a determinação do inquérito civil expedido pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, já que desde 2012, a linha vigorava em caráter emergencial”, apontou.  Foi informado ainda que a empresa homologada com vigência do contrato a partir de janeiro de 2019 terá que fazer investimentos para a renovação da frota municipal nas duas linhas municipais, que atendem o percurso do bairro Três Poços ao KM9 e do Parque Maíra até o Cruzeiro. “Ainda assim, a prefeitura vai intensificar a fiscalização da linha municipal”, afirmou.

Já sobre a linha intermunicipal, foi informado que o prefeito, Ednardo Barbosa, já participou de audiências públicas, bem como, reunião junto ao Governo do Estado cobrando melhorias nas linhas intermunicipais, como horário e melhores tarifas, inclusive novas licitações. “O novo governador, Wilson Witzel, iniciará reuniões regionais para atender e entender as demandas dos municípios”, disse, acrescentando que a reunião será após o carnaval.

Deixe um Comentário