População contabiliza estragos causados pelas chuvas em Barra Mansa

1

BARRA MANSA

O prefeito Rodrigo Drable decretou Situação de Emergência após temporal que atingiu a cidade na noite de domingo, 7. Aproximadamente 2,5 mil famílias foram atingidas pelas chuvas. O temporal provocou alagamentos, deslizamentos e queda de árvores em diversos pontos da cidade. Quarenta bairros foram afetados. Houve também um desabamento de uma residência no bairro São Sebastião, na Região Leste, deixando um homem ferido. Ele foi encaminhado para a Santa Casa e, como medida de prevenção, outras seis casas foram desocupadas na localidade.

Em virtude da grande quantidade de barro, o trânsito chegou a ser  interrompido na Via Sérgio Braga, no bairro São Judas Tadeu, São Francisco, Avenida Presidente Kennedy e Vila Elmira. Os semáforos do Centro da cidade também foram afetados. De acordo com o Coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, a Rodovia Sérgio Braga deve ficar interditada até a tarde desta terça-feira, 9. A alternativa para ir para Volta Redonda agora a tarde tem sido pela Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom. Além disso, várias escolas tiveram as aulas suspensas nessa segunda-feira, 8, devido ao alagamento das salas de aula.

Equipes da Defesa Civil, do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), das Secretarias de Manutenção Urbana, de Assistência Social e Direitos Humanos, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entre outras, estão trabalhando para minimizar os prejuízos.

PROBABILIDADE DE MAIS CHUVA

O Rio Barra Mansa atingiu 5.08 metros de altura provocando inundação de casas nos bairros Nova Esperança e no São Luiz. Jackson Rabelo afirmou que o rio subiu mais do que da última vez, no dia 18 de março. “Toda a micro bacia do Rio Barra Mansa foi atingida. Caso não chova mais, acredito que em 25 dias voltaremos à normalidade”, disse, solicitando a cooperação de todos. “Nós pedimos que a população não jogue entulho e lixo nas ruas, porque se chover, isso prejudicará na drenagem”, solicitou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sergio Mendes, há mais probabilidade de temporal, de moderado a forte para hoje. “Pedimos que as pessoas que moram as margens do Rio Barra Mansa fiquem atentas, pois o rio está já está cheio e com um novo temporal ele pode transbordar do mesmo jeito ou até pior”, disse.

MORADORES TEMEM OUTROS TEMPORAIS

A moradora do bairro Vila Elmira, Silvana Aparecida da Costa, disse que teme que novas chuvas ocorram. “Minha mãe tem Alzheimer e é acamada, a água entrou na casa dela e nós ficamos assustados”, disse, relatando que várias casas foram atingidas, inclusive, o Posto de Saúde da comunidade. “Às vezes a água subia, mas nunca nessa proporção. E o pior é que mais chuva vem por aí, e os bueiros estão entupidos com lama e o lixo que as pessoas tiraram das casas. Se houver outro temporal, vai ser ainda pior”, expôs.

Outro morador do São Judas, que não quis se identificar, contabilizou as perdas causadas pela chuva. “A água chegou ao joelho. Não sabemos nem por onde começar a limpeza. Várias coisas, inclusive, documentos. Nunca aconteceu de entrar água assim nas casas daqui”, disse.

 

 

1 comentário

  1. Essa Prefeitura nesta gestão do Sr. Prefeito Rodrigo Drable está mostrando a total falta de despreparo e incompetência para lidar com problemas atípicos da natureza. Um absurdo total. Cadê os profissionais competentes(?) que estão à frente das Secretarias responsáveis pela conservação, manutenção e planejamento do município? Precisam ser ágeis. Basta uma chuva forte para o caos se instalar na cidade. A Via Sérgio Braga há décadas que sinaliza uma tragédia e nenhum governante e suas equipes nada fizeram para evitar transtornos como os de segunda-feira. E a Av. Presidente Kennedy? aquilo é o retrato do descaso destes políticos da direita que só aparecem em épocas de eleições. Cadê as Associações de Moradores? Aquela Avenida é a vergonha da cidade. A Via Sérgio Braga que liga duas economias da região nunca teve a atenção necessária para que barreiras não desmoronassem.
    A massa (povo?) manipulada também merece porque em anos de desgoverno com a cidade de Barra Mansa continuam apoiando estes politiqueiros. É por isso que esta cidade sempre foi estagnada. Trens barulhentos e causando transtorno à cidade, ruas esburacadas no centro e, nas periferias então…cada vez piores, falta de emprego, pobreza aumentando, ruas mal sinalizadas, trânsito sem fiscalização, estacionamentos públicos inexistentes, escolas públicas mal cuidadas, professores sem o devido valor, transporte público caro e ineficiente, pontes barulhentas gritando uma tragédia por vir, lixo nas periferias à mostra. O bairro da Boa Sorte sofrendo a cada verão e nada se faz para evitar enchentes. Cadê a Guarda Municipal nas ruas? Contratar artistas e montar barracas para “feirinhas” devem ser feitas, sim, mas quando a cidade já atingiu um patamar de desenvolvimento e crescimento em que os serviços básicos e estrutura para a população já se tornaram satisfatórios para o bem estar daqueles que pagam impostos para obterem o retorno com respeito e dignidade dos que estão à frente da administração pública.

Deixe um Comentário