Ponte do bairro Bocaininha segue interditada após limpeza

0

BARRA MANSA

A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) finalizou a limpeza do bairro Bocaininha no fim da tarde de hoje, 21. A rua ficou totalmente tomada pela lama, após as enchentes do último sábado, 18. No entanto, a ponte que dá acesso ao bairro, na Rua Governador Chagas Freitas, continua interditada. Segundo informações da Defesa Civil, nesta quarta-feira, 22, será realizada uma vistoria na ponte para decidir o que será feito. Além disso, a prefeitura, por meio do Gabinete de Gerenciamento de Crises, informou que está consolidando os dados sobre os estragos provocados pelas chuvas não somente do último sábado, dia 18, mas também dos recaldos dos outros dois temporais que afetaram a cidade em fevereiro e abril deste ano.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, aparentemente a estrutura da ponte do Bocaininha não está comprometida, mas devido a uma contenção que desmoronou, apenas uma parte da pista pode ser utilizada. “Como a situação envolve o esquema do trânsito, irei me reunir com o secretário de Ordem Pública para decidir o que será feito”, informou.

Já o coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, disse que na limpeza do local, foram tirados 32 caminhões de lama e entulhos. “Os serviços de limpeza serão intensificados também nos bairros Boa Sorte, Nova Esperança, Jardim Marajoara e São Luiz. Acredito que até a próxima segunda-feira, esses locais já estarão limpos, mas o acabamento de tudo vai durar até o final deste mês”, disse.

Segundo a nota enviada pela Prefeitura de Barra Mansa, o Governo do Estado enviou alguns equipamentos e máquinas para auxiliar nos serviços de limpeza da cidade, mas a expectativa é que ao longo da semana cheguem novos maquinários. “A perspectiva da Secretaria de Governo é de que até a próxima sexta-feira, 24, seja possível divulgar uma parcial dos trabalhos realizados no decorrer da semana e a situação do município” disse.

Birro Bocaininha antes e depois da limpeza – Foto Fábio Guimas

Desobstrução dos rios

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está trabalhando na desobstrução do rio Bocaina, um dos mais afetados pela chuva de sábado. O secretário da pasta, Roberto Beleza, afirmou que no decorrer da semana percorrerá por outros rios para analisar qual extensão deve ser atendida.

Segundo Beleza, apesar de já terem sido tirados dez caminhões com resíduos que estavam no rio, ainda falta uma grande extensão para que a limpeza seja concluída. “Já desobstruímos uma ponte que cortava o Rio Bocaina, é uma ponte conhecida como a Estrada do Sítio, tinha muito bambu entrelaçado atrapalhando a fluidez da água”, disse, detalhado sobre os resíduos encontrados no rio. “Nós encontramos máquinas de lavar, sofá, armário, coisas que provavelmente foram levadas por causa da enchente, mas também tinha muito lixo, como garrafas pets e resíduos de obras”, lamentou, completando que a estimativa é que no mínimo serão necessários seis meses para concluir totalmente a limpeza dos três rios que transbordaram, que são o Rio Bananal, Barra Mansa e Bocaina.

Beleza ainda contou com exclusividade para o A VOZ DA CIDADE que está trabalhando em uma proposta, junto ao Inea, para que seja realiza uma bacia de regulação de vazão no Rio Barra Mansa. “Quando o rio encher, essa bacia regulará essa água, antes que ela atinja a área urbana”, disse, informando que o projeto inicial será apresentado em cerca de 30 dias para o Inea.

AULAS RETOMADAS

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que nesta quarta-feira, 22, as aulas nas escolas Argemiro de Paula Coutinho, no bairro São Luis, e Doutor Djair Machado Gomes, na Bocaininha, serão retomadas. Com isso, os alunos de todas as unidades de ensino do município retornam a sua rotina. As chuvas do último sábado, 18, provocaram estragos em quatro das 72 escolas da rede, afetando 1.226 alunos.

De acordo com o Secretário de Educação, Vantoil de Souza, a reposição dos equipamentos já está sendo providenciada. “Estamos trabalhando para repor os materiais que foram danificados e manter o padrão de qualidade da educação do município”, declarou.

Bairro Vila Nova – Fábio Guimas

bairro Boa Sorte – Fábio Guimas

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !