Valença
Agentes da 2ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) constataram, nesta sexta-feira, 21, a poluição de um curso hídrico no município de Valença. A ação ocorreu após uma denúncia anônima feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, que encaminhou o caso ao Comando de Polícia Ambiental.
A equipe da UPAm do Parque Estadual da Serra da Concórdia foi até um sítio no bairro Santa Terezinha, onde encontrou despejo de esgoto a céu aberto próximo a uma mina d’água. A esposa do acusado informou aos agentes que o local não recebe serviço de coleta nem de tratamento de esgoto da Prefeitura, levando os moradores a descartarem os resíduos diretamente no corpo hídrico.
Durante a fiscalização, o acusado chegou ao sítio e conduziu os policiais ao ponto do despejo. Ele relatou que antes havia uma tubulação enviando o esgoto para uma vala no fim do terreno, mas, após o rompimento do encanamento, os resíduos passaram a escorrer perto da nascente.
Diante da infração, os agentes encaminharam o responsável à 91ª DP, onde o caso foi registrado com base no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
A população pode denunciar crimes ambientais 24 horas por dia pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado, pelo aplicativo Disque Denúncia RJ, pelo site do Disque Denúncia ou pela fanpage do Linha Verde no Facebook.