Polo de oncologia infantojuvenil pode ser instalado em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Barra Mansa pode ter um polo de oncologia para crianças e adolescentes, em parceria com a Casa Ronald McDonald. A parceria seria a primeira iniciativa de câncer pediátrico no interior do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 9, o prefeito Rodrigo Drable (DEM) se reuniu com o secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, no Rio de Janeiro, para dar andamento a parceria entre o município e o Instituto Ronald McDonald. O polo de oncologia seria num segundo momento, antes, está prevista a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde no diagnóstico precoce em câncer infantojuvenil.

Além do prefeito, estiveram presentes o deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, o procurador geral do município, César Catapreta e as representantes do Instituto Ronald McDonald, a analista de projetos, Cátia Silva, e a líder do Programa de Diagnóstico Precoce, Viviane Junqueira. “Tenho vivido a dor do tratamento do câncer do netinho de um amigo. É uma doença devastadora, e muito pior quando é em uma criança. Temos feito o possível para transformar Barra Mansa em polo de tratamento de câncer infantil”, explicou o prefeito Rodrigo Drable.

Para o deputado Marcelo Cabeleireiro, há uma união de forças dos poderes para a implantação do polo.  “Essa ideia surgiu através do prefeito Rodrigo Drable e do secretário Sérgio Gomes. Estou intercedendo junto ao Governo do Estado para que a gente possa concretizar essa parceria entre a Casa Ronald McDonald e o município de Barra Mansa. Nós temos o aval do secretário estadual de Saúde e o próximo passo é fazer os trâmites legais para transformar esse trabalho em realidade”, disse Marcelo.

PARCERIA

Segundo a analista de projetos do Instituto Ronald McDonald, Cátia Silva, a parceria funcionará da seguinte forma: o instituto faz uma consulta do cenário do município para saber os entraves e enviar os pacientes, o mais rápido possível, para os hospitais, como também para que sejam diagnosticados precocemente. “Temos uma parceria com Barra Mansa em um projeto que vai contemplar o Vale Médio Paraíba, para que possa se estruturar uma rede de atendimento para que as crianças e adolescentes com câncer possam chegar mais rapidamente ao tratamento. Barra Mansa é o município que vai abarcar o projeto e ampliar aos municípios ao redor”, concluiu a Cátia.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !