VOLTA REDONDA
Entregue à população no dia 4 de outubro de 2023, totalmente reformada e modernizada, a Policlínica da Mulher já realizou, em um ano, quase 43,5 mil atendimentos. A obra da unidade da Rede Municipal de Saúde de Volta Redonda teve um investimento de R$ 1,75 milhão, dividido entre obras de infraestrutura, renovação de todos os equipamentos e mobiliário. A Policlínica da Mulher atende na Rua Luiz Alves Pereira, 30, no bairro Aterrado, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Entre as melhorias, novos equipamentos que tornou a unidade referência em exames de diagnóstico por imagem. Trata-se de uma unidade importante para detecção do câncer de mama, entre outras enfermidades, além de pioneira em oferecer os procedimentos com aparelho 4D pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Policlínica da Mulher fica na Rua Luiz Alves Pereira, 30, no Aterrado- Cris Oliveira/Secom
RESULTADO APRESENTADO EM UM ANO
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, o resultado apresentado um ano após a renovação comprova a importância do investimento. “No ano passado, o espaço foi modernizado e equipado. Além de pintura, revestimento, piso tátil, de acordo com as normas de acessibilidade, e mobiliário novos, recebeu os novos equipamentos, que garantiram mais conforto às pacientes e funcionários”, destacou a secretária.
A secretária lembrou ainda, que, entre os serviços ofertados na policlínica estão seis tipos de ultrassonografias, obstétrica, transvaginal/gestante, doppler obstétrica, morfológica e mamária bilateral), além do ecocardiograma fetal. Juntos, esses exames totalizaram 4.801 atendimentos no intervalo de um ano.

A Policlínica da Mulher conta com atendimento especializado por meio de equipe multidisciplinar, voltado ao cuidado integral à saúde da mulher – Cris Oliveira/Secom
No mesmo período, a Policlínica da Mulher realizou 25.015 atendimentos ambulatoriais, incluindo consultas com mastologista, ginecologista, cardiologista, endocrinologista, atendimentos do Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) e de patologia cervical. Além desses, a unidade ofertou 5.012 atendimentos pela equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, enfermeiro, assistente social e psicólogo clínico; e 8.560 atendimentos feitos por técnicos de enfermagem.
ESPAÇO DE CUIDADO COM A SAÚDE DA MULHER
A coordenadora da Policlínica da Mulher, Suzanne Balieiro Mesquita, explicou que o cuidado com a promoção à saúde e prevenção de doenças se inicia com o acolhimento nas unidades da Atenção Primária em Saúde. “As consultas para Policlínica da Mulher são agendadas através do sistema de regulação, a partir dos encaminhamentos gerados pelas Unidades Básicas”, ressaltou.
A Policlínica da Mulher conta com atendimento especializado por meio de equipe multidisciplinar, voltado ao cuidado integral à saúde da mulher, através da assistência do Pré-natal de Alto Risco (PNAR), Ginecologia Geral, Infanto Puberal, Patologia Cervical, Inserção de DIU, Climatério e Menopausa e Mastologia. “Ainda no Pré-natal de Alto Risco nossas gestantes recebem acompanhamento especializado, contando com apoio de nutricionista, psicólogo, assistente social, endocrinologista e cardiologista”, afirmou Suzanne.