SUL FLUMINENSE
A equipe do 28° Batalhão de Polícia Militar (BPM) reforçou o policiamento nos municípios de atuação da unidade, Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, visando mais segurança a rede comercial, bancária e aos consumidores neste fim de ano. A unidade, comandada pela Tenente-coronel Andréia Campos, lembra que neste período de festas onde o comércio fica mais aquecido é importante focar atenção na prevenção; e dá dicas sobre medidas que podem ser tomadas por todos para evitar a ação de criminosos.
O A VOZ DA CIDADE conversou com um representante do batalhão, que explicou que atuação tem baseamentos estratégicos nas principais vias de acesso destas cidades e que, inclusive, o patrulhamento rotineiro segue fluindo normalmente pelos bairros e ruas dos quatro municípios.
O comando do 28° BPM explica o que pode ser evitado, lembrando que os
consumidores não devem sair às compras portanto grandes quantias em dinheiro; devem evitar abrir bolsas e manusear dinheiro em vias públicas; se for sair de carro, ao estacionar, procurar observar bem o local antes de desembarcar do veículo; não estacionar e ficar muito tempo dentro do veículo; ao retornar das compras, observar ao redor antes de acessar seu veículo; e em caso de utilizar transporte público, as mulheres devem levar suas bolsas sempre à frente do corpo e os homens procurar não usar a carteira no bolso traseiro.
A unidade também destaca cuidados especiais quanto ao uso de celulares: “Não utilize celular em pontos de ônibus, não transporte de forma exposta nas mãos ou no bolso; Não transitem pelas ruas desatentos com foco em redes sociais, por exemplo; Se tiver que usar o celular, entre em um estabelecimento comercial e faça com segurança; e se for fazer grande volume de compras e bolsas, procure ir acompanhada (o)”, lembra o 28° BPM.
COMERCIANTES ATENTOS
A unidade do 28° BPM destaca ainda, por meio de sua assessoria, que os comerciantes devem redobrar suas atenções aos oportunistas. Com aumento do fluxo de pessoas no comércio estes malfeitores tendem a planejar suas investidas contando com a distração dos outros.
Entre as dicas aos comerciantes, estão: Fique sempre atento a postura das pessoas no interior da loja. Pessoas inquietas podem demonstrar alguma atitude suspeita; Nunca deixe a loja e principalmente o caixa abandonados. Não acumule muito dinheiro no caixa durante o dia; Aborde os clientes e ofereça ajuda. Aquele que deseja fazer algo de errado se sentirá inibido por ser percebido pelas atendentes; Quando duas ou mais pessoas entrarem juntas na loja e uma delas conversar com você, mantenha atenção nas demais pessoas; Não descrimine ninguém pelo estereótipo. Lembre-se, não existe pessoa suspeita e sim atitude suspeita. Fique atento; Na medida do possível procure não tampar a vitrine, mantenha-a visível de forma que você consiga ver e ser visto do lado de fora; Nunca coloque o caixa perto da porta de saída e de costas para a rua; Coloque sempre alguma barreira no caixa, para que ele não seja alcançado pelas pessoas do outro lado com as mãos; Se possível, tenha câmeras de segurança em pontos estratégicos, como a entrada da loja e o caixa, que identifique o rosto das pessoas; Crie vínculos com os comerciantes da sua região e combinem ações em conjunto, como abrir e fechar as lojas juntos.
As dicas mais importantes para consumidores e comerciantes são: “Se de tudo você ainda for vítima de um roubo, tente manter o controle e não reaja. Sua integridade física e sua vida não têm preço. Qualquer necessidade procure o policial mais próximo de você ou ligue 190 que a polícia militar prestará um pronto atendimento. Para denúncias, utilize o Disque Denúncia: 0800-0260667”, destaca.