VALENÇA
Na manhã desta terça-feira, dia 19, três policiais militares morreram em um grave acidente no Km 26 da RJ-145, que liga os municípios de Valença e Barra do Piraí, em um trecho conhecido como a ‘Curva do Esteves’. O subtenente Jean Pierre, de 42 anos e os cabos Ricardo da Silva Joaquim, de 40, e Ana Cristina de Jesus Azevedo Rembinski, de 37 anos, tinham acabado de deixar o serviço e retornavam para suas casas. O carro onde eles estavam bateu de frente com um ônibus de viagem da empresa Útil. Ninguém do outro veículo se feriu.
O sepultamento dos três militares será realizado nesta quarta-feira, no Cemitério Riachuelo, em Valença, às 9 horas.
O acidente, segundo o Corpo de Bombeiros, aconteceu nas proximidades da faculdade de Medicina Veterinária de Valença. Não se sabe ainda o que teria motivado a colisão e várias equipes de perícias estiveram ao longo do dia no local, que é um ponto estreito e conhecido por ser perigoso.
Todos os policiais eram do 10° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Barra do Piraí. Os três faziam parte do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Barão de Juparanã, distrito de Valença.
O cabo Joaquim ingressou na polícia em 2010 e a cabo De Jesus, em 2013. Já o subtenente Jean Pierre estava na corporação há 20 anos. Ele ficou conhecido nacionalmente quando, em dezembro do ano passado, ajudou a salvar uma idosa de 83 anos que havia sido feita refém por um criminoso, que tinha assaltado uma joalheria, em Valença. Na ocasião, o subtenente foi um dos militares que participou das negociações com o assaltante que foi morto. O ato foi destaque na mídia nacional, tendo reconhecimento do presidente da República, Jair Bolsonaro, e honrarias no 10° BPM.
TRISTEZA
O dia de ontem foi de muita tristeza entre os amigos e familiares dos militares. Nas redes sociais, o batalhão publicou uma nota de luto pela morte trágica dos trabalhadores e a Secretaria de Estado da Polícia Militar também se expressou, lamentando a tragédia.
Os corpos dos policiais foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barra do Piraí.