QUATIS
Uma operação do 37º Batalhão da Polícia Militar, de Resende, realizada nesta terça-feira, dia 19, para coibir o tráfico de drogas no município desbaratou uma quadrilha formada por cinco homens. Entre eles: Célio do Nascimento Nonato, 38 anos, morador da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro; Thiago da Cruz Soares, 28 anos; Lucas dos Santos Costa, 19 anos; Luiz Eduardo Avellar Soares, 18 anos, todos moradores no bairro Fazenda da Barra, em Resende e Leonardo Vidal dos Santos, 23 anos, residente no Jardim Esperança, também em Resende. Durante a ação, os policiais militares apreenderam quase um quilo de cocaína e um saco da mesma droga; 376 pedras de crack, entre pequenas e médias; 596 sacolés de maconha e dois tabletes da mesma droga todos com a inscrição “Feliz Natal Quatis – É CV”; sacos plásticos e material para embalar entorpecentes; além de 82 munições intactas de calibres 45, 9mm e 38; dois estojos deflagrados de calibre 38; nove munições picotadas de calibre 9mm; duas pistolas Glock de calibres 45 e 9mm, sendo esta última adaptada com kit rajada que faz 30 disparos por segundo; uma pistola Taurus 45, cinco carregadores dos mesmo calibres, dois rádios transmissores e celular. Segundo a Polícia Militar durante o confronto, o chefe do bando, Célio Nascimento foi baleado no braço direito. Ele levado para o Pronto Socorro do Hospital Municipal de Emergência de Resende, onde foi socorrido e reconduzido para a delegacia. A Polícia Militar está à procura de três homens que fugiram durante o tiroteio.
A guarnição “Setor Quatis” chegou até os suspeitos após denúncia de que oito homens estariam escondidos em um matagal próximo a um campo de futebol, na Estrada Quatis – Glicério, no bairro Jardim Independência, na zona rural do município. “Reunimos os policiais e montamos o cerco no local. Após uma hora de observação percebemos que os homens armados embalavam as drogas, sendo que um deles ficava tomando conta de um tambor que estava escondido em um brejo. Em um determinado momento abordamos os suspeitos que entraram em confronto atirando em nossa direção”, contaram os militares, que durante o tiroteio balearam Célio. “Quando atingimos o suspeito- que agora sabemos que seria o chefe do bando-, e o rendemos, três homens que estavam no confronto se renderam, enquanto outros três suspeitos fugiram pelo matagal. Já o outro homem que fazia a escolta da droga foi rendido”, relataram.
MAIOR APREENSÃO DE DROGAS, ARMAS E MUNIÇÕES
Encaminhados para a 100ª Delegacia Legal de Polícia Civil, de Porto Real, o delegado titular, Marcelo Haddad, autuou em flagrante Célio; Lucas; Luiz Eduardo e Leonardo, por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, além de tentativa de homicídio. Já Thiago vai responder por todos os crimes, menos a tentativa de homicídio, já que ele não atirou contra os policiais militares.
Marcelo Haddad comentou ainda que esta foi a maior apreensão de drogas e de armas ocorrida em Quatis nos últimos meses. “Os policiais militares conseguiram dar um desfalque no trafico de drogas. Este grupo pertencente ao Comando Vermelho seria responsável por distribuir drogas em Quatis, Porto Real, Itatiaia, Resende e também estamos levantando informações de que estariam agindo em cidades vizinhas como Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí. Se somados todos os crimes, cada suspeito poderá pegar até 40 anos de prisão”, comentou o delegado, informando ainda que os militares escaparam de serem mortos. “Pela quantidade de armas e munições e até do kit rajada encontrado com os bandidos, os policiais militares tiveram sorte de não serem alvejados pelo grupo”, completou.
Todos os presos serão apresentados nesta quarta-feira, dia 20, para audiência de custódia na Casa de Custódia de Volta Redonda.