BARRA MANSA
A Polícia Civil investiga um furto ocorrido na Igreja São José Operário, em Barra Mansa, na madrugada da última quarta-feira, dia 9 de julho. As informações foram divulgadas pela própria paróquia nesta sexta-feira, 11, por meio de um comunicado oficial. O prejuízo chega a R$ 20 mil.
De acordo com o relato da igreja, os criminosos invadiram o local após desligarem o disjuntor na parte externa e acessarem o interior do templo pelo telhado. Eles cortaram os fios do sistema de câmeras e do alarme, arrombaram portas, quebraram vidros e violaram armários onde eram guardados objetos litúrgicos de grande valor histórico e religioso.
Entre os itens furtados estão uma cruz professional, uma menorá, um ostensório, sete castiçais de bronze, uma cruz de bronze, uma ânfora com jarra, três ferros de passar roupa e uma furadeira. A igreja lamentou profundamente o ocorrido e destacou que os objetos levados são inestimáveis para a história da comunidade.
A ocorrência foi registrada na 90ª Delegacia de Polícia (DP), e a perícia foi realizada no local. A Polícia Civil trabalha na identificação dos autores do crime e na tentativa de recuperar os objetos roubados. O caso também foi divulgado em grupos de segurança pública para ajudar nas investigações.
A Igreja São José Operário pede apoio da população com informações que possam levar aos responsáveis e ajudar na devolução dos itens furtados. O contato pode ser feito pelo telefone (24) 99216-4652. Informações também podem ser repassadas, de forma anônima, ao Disque Denúncia, pelo número 2253-1177.
Nota Oficial da Diocese
Nesta sexta-feira, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda manifestou profunda indignação e disse que condena veementemente o arrombamento da igreja. “Apesar do sistema de segurança, criminosos invadiram o local e furtaram diversos objetos litúrgicos da comunidade. Ressaltamos que o sacrário não foi violado. A ocorrência foi registrada na 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa. Uma perícia foi realizada e o caso segue em investigação. Unidos em oração, pedimos a São José Operário que proteja nossas comunidades e fortaleça a fé de todos diante de acontecimentos como este”, disse a nota, assinada por Dom Luiz Henrique da Silva Brito, Bispo diocesano.