ANGRA DOS REIS
Policias militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) flagraram nesta terça-feira, dia 26, a extração irregular de substância mineral dentro de uma área de preservação permanente em Angra dos Reis. Os agentes chegaram à Estrada Beira Rio, no Bracuí, após terem recebido denúncia enviada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia.
Segundo os agentes, no local encontraram um homem removendo areia de forma artesanal as margens de um rio, com auxílio de pás e enxada. Ele foi questionado acerca das licenças ambientais pertinentes para a atividade, mas informou não possuir.
Segundo ele, os três metros cúbicos de areia retirada eram encaminhados a um outro local, infringindo o Decreto Estadual 46.890 – SELCA, de 23/12/2019, inserido no Grupo I, que cita as atividades que requerem licenciamento ambiental no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e a Lei 12.651, de 25/05/2012, em seu artigo 4º, que delimita as áreas de preservação permanente.
Diante dos fatos, os materiais foram recolhidos e encaminhados juntamente com o autor à 166ª Delegacia de Polícia (DP) de Angra, onde foi confeccionado auto de constatação e onde a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em Angra dos Reis através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.