Rio de Janeiro
No fim da noite de ontem, 13, a Polícia Federal prendeu um homem foragido da Justiça francesa pelo crime de violência doméstica. A ação ocorreu no Aeroporto Internacional do Galeão, localizado na Ilha do Governador, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro.
O preso, natural da França, teve seu nome incluído na lista da Difusão Vermelha da Interpol há pouco mais de um ano. Segundo as autoridades francesas, ele era procurado por ter agredido, junto com seu sobrinho, sua então companheira. As investigações da polícia francesa encontraram digitais do estrangeiro que, associado ao depoimento da vítima e do próprio sobrinho cúmplice, permitiram o início da ação penal francesa.
O acusado fugiu para a Bélgica e depois para o Senegal, onde também possui nacionalidade, tendo sido então decretada sua prisão cautelar. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, de um proveniente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o foragido foi preso por força do mandado de prisão para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A prisão foi realizada por policiais federais do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol) e da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN) com auxílio do Setor de Capturas Internacionais da Diretoria de Cooperação Internacional (SECINT/DCI) em Brasília.
Após as formalidades de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Estado, onde permanecerá até a extradição definitiva para a França.